Cidades

Alta demanda por profissionais de TI alerta para necessidade de qualificação

Posto Avançado de Tecnologia do Senac abre vagas para o curso Técnico em Informática

Por Assessoria 23/08/2017 11h39
Alta demanda por profissionais de TI alerta para necessidade de qualificação
Reprodução - Foto: Assessoria

Segundo dados da Associação para Promoção de Excelência de Software Brasileiro (SOFTEX), estima-se que, até 2020, o Brasil deve apresentar um déficit de mais de 400 mil profissionais de Tecnologia da Informação. E o estado de Alagoas acompanha essa realidade. “Projetos estruturantes, como a implantação do Polo Estadual de Tecnologia, previsto para ser entregue no final de 2017, contribuem para o desenvolvimento do setor e aumentam a demanda por profissionais qualificados”, explica Felipe Dietschi, gerente do Posto Avançado de Tecnologia do Senac, um centro autorizado da Adobe e Autodesk que oferece um vasto portfólio de cursos na área com aulas ministradas em laboratórios com infraestrutura de rede lógica de alta velocidade, projetores interativos e computadores de alto desempenho de marcas conhecidas como DELL e APPLE.

Um deles é o curso Técnico em Informática, que qualifica profissionais para atuar no planejamento e execução dos processos de manutenção de computadores e na operação de redes locais de computadores, além do desenvolvimento de aplicativos computacionais, sistemas e sites. E para ajudar pessoas e empresas que planejam a criação do próprio site, o instrutor do Senac, Maurício Lira, reuniu algumas dicas. Confira!

1.       Contrate um web designer

Para transformar visitantes em clientes, um site precisa apresentar um design elegante e responsivo, sendo possível o acesso de qualquer dispositivo eletrônico, além do computador, o que pode ser criado por um bom profissional do segmento. 

2.       Registre seu site

Registrar o domínio do site da empresa é um dos primeiros passos para garantir a presença digital da marca. Entre as vantagens desse registro, estão:

Credibilidade – Uma empresa ou um profissional liberal que tem um domínio na Internet demonstra que o seu negócio é sério e organizado.

E-mail próprio – A empresa poderá ter e-mails corporativos personalizados com o nome do seu domínio (exemplo: [email protected]), o que torna o negócio mais profissional.

Maior alcance na Internet – Os principais sites de busca, como o Google, Bing, Aprocura, dão prioridade às páginas que contam com um domínio próprio. Dessa forma, ao registrar o domínio, a empresa vai facilitar o trabalho de pesquisa na Internet, ampliando as oportunidades de negócios.

Proteção da marca – O registro do domínio ajuda a proteger a marca e a reputação da empresa na Internet impedindo que outros utilizem o mesmo nome.

3.       Hospede bem o seu site

Para que um site possa ser acessado, ele precisa estar hospedado em algum lugar na Internet. Por essa razão, existem empresas especializadas em hospedagem de sites que cobram um determinado valor por essa hospedagem. Tal valor varia de empresa para empresa e de quais serviços elas oferecem, além da hospedagem do site. É importante que o dono do site não se engane, a fim de evitar problemas. O mais recomendado é contratar um plano de hospedagem pago para de garantir a qualidade na hospedagem e o apoio em caso de problemas técnicos. A boa notícia é que existem ótimas empresas de hospedagem com preços acessíveis no Brasil.

4.       Divulgue o seu site

É possível divulgar a existência do site na própria Internet, por meio das redes sociais, e incluir o endereço do site no material impresso.

5.       Atualize seu site constantemente

Atualizar o conteúdo é essencial para a sobrevivência do site.