Cidades

SMTT implanta área de segurança para motociclistas na Avenida Fernandes Lima

Área de espera fica entre a faixa de pedestre e a faixa de retenção para os demais veículos e funcionará, de forma pioneira na Praça do Centenário

Por Ascom / SMTT 22/08/2017 17h43
SMTT implanta área de segurança para motociclistas na Avenida Fernandes Lima
Reprodução - Foto: Assessoria

Motociclistas que circulam em Maceió ganham, nesta quarta-feira (23), uma área de acomodação exclusiva para aguardar o sinal verde. A área de espera fica entre a faixa de pedestre e a faixa de retenção para os demais veículos e funcionará, de forma pioneira, na Avenida Fernandes Lima, nos dois sentidos ao lado da Praça do Centenário.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) registrou 238 acidentes envolvendo motociclistas, sendo 123 deles com vítimas.

A área de espera terá cinco metros de comprimento e será demarcada com sinalização vertical definida com pictograma de motocicleta, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“É uma experiência que será feita pela SMTT primeiro nas imediações da Praça Centenário, onde ficam as faixas de pedestre nos dois sentidos, mas a expectativa é que a iniciativa seja expandida em breve para outros locais”, explica o superintendente da SMTT, Antonio Moura.

Objetivo da iniciativa é reduzir acidentes envolvendo motociclistas (Imagem: Ascom / SMTT)

A iniciativa da SMTT é baseada em experiências de sucesso aplicadas em outros estados como São Paulo, que desde 2013 utiliza o sistema e diminuiu em 28% o número de atropelamentos nos pontos onde a faixa está instalada.

“Mesmo com a nova área, ainda é muito importante que os motociclistas priorizem os pedestres. Eles ainda precisam aguardar que as pessoas realizem a travessia completa, mesmo que o sinal esteja aberto”, alertou o superintendente.

Ação educativa

Na quarta (23), quinta (24) e sexta-feira (25), ações educativas ocorrerão de 10h às 12h30 para orientar a população sobre a existência e o funcionamento da área de espera para motociclistas.