Cidades

Psicóloga alerta sobre a exposição de filhos na internet

Para a psicóloga Livia Vieira, do Hapvida Saúde, deve haver ponderação dos pais para com a exposição dos filhos na internet

Por Assessoria 16/08/2017 08h16
Psicóloga alerta sobre a exposição de filhos na internet
Reprodução - Foto: Assessoria

Na última semana, a atriz Karina Bacchi foi mãe pela primeira vez aos 40 anos. A atriz usou suas redes sociais para mostrar fotos do parto de seu filho, mas o que chamou a atenção de muita gente foi que seu recém-nascido “Enrico Bacchi”, que veio ao mundo no último dia, 8, já possui uma conta no instagram, com nada mais, nada menos do que 230 mil seguidores, além de uma hashtag “oficial” para reunir informações sobre ele, a #babybacchi.

Para a psicóloga Livia Vieira, do Hapvida Saúde, deve haver ponderação dos pais para com a exposição dos filhos na internet. “Em tudo na vida é necessária a ponderação. Demonstrações de afeto e carinho são sempre benéficas, mas com cautela. Hoje os indivíduos sentem uma necessidade quase que obsessiva em expor sua vida e a vida de quem os rodeiam. As pessoas se expõem tanto que aquele mais cauteloso acaba sendo discriminado e se vê obrigado a declarar amor, pois, envolto nas opiniões de terceiros, se não expõe amor em rede é porque não ama”, destaca.

Lívia alerta que os filhos são bênçãos, quando pequenos cada movimento é um flash, é sempre tudo lindo e fofo. Os pais tão maravilhados precisam transmitir o amor que estão sentindo, divulgando cada momento do seu pequeno, esquecendo que cada momento é único e exclusivo deles (dos familiares).

“Só que a necessidade de expor o amor é tamanha que acabam postando fotos indiscretas e super pessoais, correndo o risco de caírem em mãos erradas. Calma, pais, postar fotos não é sinônimo de demonstração de amor, oriento a vocês viverem e curtirem cada momento do desenvolvimento dos seus filho com cautela, ponderação e, principalmente, tomem muito cuidado antes de postar qualquer documento”, alerta a psicóloga.

Um dos perigos, de acordo com a profissional do Hapvida Saúde, é a pedofilia. A psicóloga lembra que assim que a foto é postada perde-se o controle da mesma. Algumas vezes, postar cada momento do filho torna-se obsessivo, causando distúrbios ansiosos. Alguns pais publicam fotos dos filhos em situações constrangedoras ou que contam detalhes de suas vidas, como farda da escola ou o parque que frequentam, uma ação que deve ser evitada, um perigo que às vezes passa despercebido.

“Todas as informações postadas em rede são compartilhadas e vistas por quantidade de usuários inimagináveis, ninguém está totalmente seguro na internet. Infelizmente, pessoas de má índole estão por toda parte na espreita, e qualquer deslize pode ser suficiente para os pedófilos, ladrões, sequestradores, ou até mesmo inimizades inimagináveis agirem. Somos seres sociais, porém com vidas individualizadas. Cuidado com a sua exposição e de seus queridos. Para se protegerem, não divulguem os seus passos, não divulguem onde trabalham, onde seus filhos estudam, onde estão, ou para onde vão, protejam-se”, finaliza a psicóloga.