Cidades

Acusados de matar advogado na Praia do Francês são condenados por Tribunal

Álvaro Douglas dos Santos e Elivaldo Francisco da Silva foram julgados nesta quarta

Por Tribuna Hoje com Assessoria 16/08/2017 15h08
Acusados de matar advogado na Praia do Francês são condenados por Tribunal
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 21h

Os dois acusados de autoria material do homicídio contra o advogado Marcos André de Deus Félix, de 40 anos, foram condenados pelo Tribunal do Júri nesta quarta-feira (16). O crime ocorreu em março de 2014, na Praia do Francês.

Estavam no banco dos réus Álvaro Douglas dos Santos e Elivaldo Francisco da Silva, ambos apontados na materialidade do assassinato. Eles teriam sido contratados pela empresária Janadaris Sfredo para matar o advogado. A relação entre os dois passou a ficar complicada depois que travaram disputas judiciais.

Álvaro Douglas dos Santos foi condenado a 24 anos de prisão, mas pela confissão do crime, a pena foi atenuada e fixada em 18 anos. Já Elivaldo Francisco da Silva também foi condenado a 24 anos de prisão, mas, por já se encontrar preso há três anos, a pena foi fixada em 21 anos. Eles foram condenados por homicídio qualificado e deverão cumprir em regime fechado.

Juarez Tenório da Silva Júnior, também réu, não foi julgado nesta quarta porque seu advogado alegou que estaria doente e, por este motivo, não pôde ir até o fórum. O Ministério Público acusou os três réus pelo crime de homicídio qualificado. O júri foi  comandado pelo juiz Helestron Silva da Costa.

A tese de acusação sustentada pelo promotor Sílvio Azevedo foi de homicídio duplamente qualificado: sem chance de defesa à vítima e por motivo torpe, mediante pagamento.

O júri

O júri começou por volta das 11h30. Depois, foi suspenso para o almoço e, agora, às 15h, está sendo reiniciado. Segundo o promotor Sílvio Azevedo, os dois acusados que estão no banco dos réus confessaram participação no assassinato do advogado, assumindo, portanto, a execução.

"Eles confessaram o homicídio em parte, admitindo que foram, sim, os autores materiais. No entanto, mudaram a motivação e entraram em contradição com relação aos depoimentos dados à Polícia Civil durante o inquérito. Antes, afirmaram ter sido contratados pela empresária Janadaris. Agora, sustentam o argumento de que o acordo foi feito com o Júnior, marido da Janadaris, porque o marido estava com ciúmes da esposa. Isso não nos convenceu", disse o promotor de Justiça Sílvio Azevedo.

 

(Foto: Assessoria / MP-AL)

O caso

O casal Janadaris e Sérgio Sfredo foram detidos suspeitos de planejar a morte de Marcos André de Deus Felix, em Marechal Deodoro. Os réus seriam os autores intelectuais do crime, ocorrido em março de 2014 executado a partir da contratação de Juarez Tenório da Silva Júnior, Álvaro Douglas dos Santos e Elivaldo Francisco da Silva.

De acordo com os autos, o homicídio foi motivado por uma desavença entre o casal e Marcos André. A inimizade, que teve início em 2010, teria sido resultado de uma disputa judicial referente à ação de despejo da Pousada Lua Cheia. Na ocasião, Marcos era o advogado dos proprietários do imóvel e Janadaris representava os interesses dos inquilinos, que perderam a causa.

Posteriormente, o casal passou a administrar a Pousada Ecos do Mar e foi morar vizinho à vítima. É relatado que o advogado tornou-se alvo de provocações e perseguições, que afetaram o seu cotidiano. A desavença teria resultado no assassinato de Marcos, em abril de 2014.

Marcos André (Foto: Reprodução)