Cidades

Em Guaxuma, escorpiões infestam Conjunto Elias Pontes Bomfim

Presidente da associação de moradores pede providências

Por Tribuna Hoje 15/08/2017 11h25
Em Guaxuma, escorpiões infestam Conjunto Elias Pontes Bomfim
Reprodução - Foto: Assessoria

As fortes chuvas que estão caindo em Alagoas nos últimos meses não tem impedido o aparecimento de escorpiões, contrariando a tese de que o verão e o calor sejam os momentos propícios à proliferação desse perigoso aracnídeo. É o que esta acontecendo no Conjunto Elias Pontes Bonfim, no bairro de Guaxuma, litoral norte, onde, nas últimas semanas, inúmeras pessoas tiveram encontros nada agradáveis com escorpiões de cor amarelada. Escondidos em casa, mesmo onde existe limpeza doméstica, os escorpiões estão assustando muitos moradores.

O próprio presidente da Associação de Moradores do Conjunto Elias Pontes Bonfim, Moab Araújo, encontrou semana passada escorpiões dentro de sua casa. Mas os relatos são muitos desses encontros. Talvez o lado menos ruim é que em Maceió 99,9% dos casos são de picadas de escorpião-amarelo, menos agressivo do que o marrom e preto – mais comuns na Bahia e em São Paulo. No entanto, não deixa de ser grave. Mas não menos grave.

O presidente da Associação de Moradores, Moab Araújo, está alertando a comunidade para manter casas limpas e evitar o acúmulo de entulhos, já que o local onde se acumula lixo serve como criadouro do aracnídeo e de baratas, alimento natural do escorpião. Mas também faz um apelo a equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde para realizar com urgência uma dedetização nas casas e vias comuns do bairro, sobretudo pelo elevado número de crianças que existe no local. Ele garante que levará os escorpiões encontrados ao Posto de Saúde da Família do bairro pedindo providências.

Em 2016 foram registrados 6.828 acidentes com escorpiões em Alagoas, onde Maceió registrou 3.471 casos, representando o maior número entre os 102 municípios do Estado. Na sequência aparece Arapiraca, com 892 casos e Teotônio Vilela, com 360. Em Maceió o bairro do Jacintinho é o de maior incidência.

Para a população, enquanto o Centro de Zoonoses não aparece, algumas ações preventivas podem contribuir para que esses animais mantenham-se afastados das residências e acidentes sejam evitados: mantenha o interior da casa e a área ao redor da residência limpos, faça a limpeza dos armários, examine calçados e roupas antes de usá-los, faça a vedação de frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés. Utilize telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.