Cidades

Chapa 3 inicia campanha para eleição do Conselho de Enfermagem em Alagoas

Eleição do Coren acontece no dia 1º de outubro. Veja as principais propostas.

Por Assessoria 11/08/2017 11h19
Chapa 3 inicia campanha para eleição do Conselho de Enfermagem em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Centenas de profissionais de enfermagem escolhem por meio de voto direto pela internet os membros para o triênio (2018/2020) do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL). A eleição acontece no dia 1º de outubro deste ano.

Na ocasião, a Chapa 3 “Renova Coren” solicita que os incritos (as) atualizem sua situação cadastral junto ao site do Coren Alagoas, até o dia 31 de agosto próximo, para ficarem aptos a votar. Para se cadastrar basta acessar o site http://al.corens.portalcofen.gov.br/ e em seguida clicar em CONSULTAS. 

“Sendo a primeira vez, clicar em criar uma senha. Caso tenha esquecido sua senha, clique em Lembrar sua senha. Não se esqueça de colocar o e-mail e o telefone para posteriormente ter acesso ao sistema no dia da votação. Sua senha estará disponível a partir de setembro”.

Algumas das propostas da Chapa 3 diz respeito a valorização do exercício profissional: Contribuir com o serviço de enfermagem na implantação da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem); Preparar a implantação dos responsáveis técnicos no cumprimento da legislação de enfermagem junto ao COREN; Apoiar o Fórum das 30 horas, bem como o PL (Projeto de Lei 459/15), que trata do piso salarial com as entidades; Intensificar a fiscalização para respaldar a enfermagem no dimensionamento de pessoal nas instituições hospitalares.

Outra bandeira de luta se a chapa for eleita aborda o fortalecimento das ações do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, entre elas, estão: Reativar o Fórum das Organizações de Enfermagem de Alagoas; Descentralizar com implantação da sede do COREN no sertão alagoano; Fazer gestão junto ao COFEN para reforma da sede do COREN-AL; Compor com as Instancias de Educação para aperfeiçoar o ensino de enfermagem e contra o ensino de enfermagem à distancia.

Bem como para democratizar a participação dos profissionais, com a ampliação do espaço de participação do nível médio nas instâncias de deliberação e decisão; cumprimento da resolução 418 para valorizar as especialidades tecnológicas, além de coibir o assédio moral e a violência contra os profissionais de enfermagem.

VOTAÇÃO

A votação que será via internet ocorrerá pelos sítios eletrônicos definidos e divulgados em momento oportuno, os quais ficarão disponíveis por 24h (vinte e quatro horas) para acesso de qualquer parte do Brasil ou do exterior.

As eleições para os Conselhos Regionais foram realizadas online pela primeira vez em 2014, abrangendo 19 estados e o Distrito Federal. O sistema, que conta com auditoria externa, aumenta a transparência, a segurança e a agilidade da votação.