Cidades

"Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde" beneficia milhares de pessoas

Aproximadamente 130 mil voluntários vão realizar doação de kits para bebês em maternidades públicas em 5 de agosto

Por Assessoria 03/08/2017 16h17
'Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde' beneficia milhares de pessoas
Reprodução - Foto: Assessoria

No dia 5 de agosto, uma grande ação nacional vai beneficiar milhares de pessoas e centenas de entidades em mais de 180 cidades no Brasil, por meio do Projeto Nacional “Mãos que Ajudam a Serviço da Saúde”, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Aproximadamente 130 mil voluntários vão realizar doação de kits para bebês em maternidades públicas, serviços de pintura, jardinagem, manutenção, pequenas reformas em postos de saúde e hospitais públicos, além de diversas iniciativas.

Em Maceió, 200 kits para bebês, com itens doados e confeccionados por membros e amigos da igreja, além de parceiros como as empresas Pemagri e o Magazine São Paulo, serão doados na Maternidade Escola Santa Mônica e Maternidade do Hospital Universitário, as duas maiores da capital. Os kits contém fraldas descartáveis, fraldas de pano, pomadas contra assadura, lenços umedecidos, roupinhas, mantas e sabonetes. A doação acontece às 10h.

Entre as programações; acontecerá uma casa aberta na capela d' A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (situada na rua Santa Luzia, 886, Tabuleiro do Martins, próximo ao Campo do 7, na Feirinha do Tabuleiro) será realizado um dia de serviços à comunidade. Pela manhã haverá com aferição de pressão arterial e glicemia com voluntários da Cruz Vermelha, oficina de História da Família, cortes de cabelo, exames oculares com voluntários da Sociedade Alagoana de Oftalmologia e palestra sobre Câncer de Mama com o Grupo Renascer, além do Hemocentro de Alagoas para doação de Sangue e cadastro para doação de medula óssea. À tarde, à partir das 13h, haverá curso sobre boa alimentação para diabéticos ministrado pelos profissionais do Cozinha Brasil do SESI. Às 15h, o Proerd fará uma palestra sobre drogas, seguido por uma palestra do Grupo Renascer, às 16h, sobre Câncer de Mama; em seguida tem aulão de Zumba. Durante toda a tarde tem Oficina de História da Família.

Em Joinville, Fortaleza, Diadema, Santo André, São Bernardo do Campo e Itaquera, bairro de São Paulo, centenas de voluntárias também trabalham na confecção de kits bebês. No Acre foram confeccionadas roupas hospitalares, que serão doadas para hospitais públicos da capital.

Em Campina Grande, na Paraíba, voluntários acordarão cedo para doar sangue. O mesmo ocorrerá em Niterói, Nova Iguaçu, Madureira e Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Ainda na capital Fluminense ocorrerá doação de lençóis para os Hospitais Municipais São Francisco Xavier e Jorge Elias.

(Imagem: Divulgação)

Na capital potiguar, voluntários levarão música, recreação e cortes de cabelo para os internos de hospital público de Natal. No interior de São Paulo, na Princesa d’Oeste, Campinas, haverá mutirão e mobilização numa Campanha de Conscientização sobre o Aedes Aegypti. Na Terra da Uva, Jundiaí, voluntários reformarão um Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência – (CAPSI) .

Na região do Vale do Itajaí e de parte do Litoral Catarinense, vão ser doados kits de higiene para idosos e pacientes dos seguintes Hospitais Públicos: Casa de Apoio à Vida, em Barra Velha, Lar dos Idosos Divina Providência de Penha e Navegantes, na Casa de Acolhida São Felipe Neri, em Blumenau; e no município de Itajaí, pacientes do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen e Residencial Geriátrico Praia dos Amores serão beneficiados. Ainda em Itajaí, "Os Amigos da Alegria", uma espécie de "Doutores da Alegria", brincarão com os pequenos atendidos no Hospital Infantil Pequeno Anjo. Na bela Balneário Camboriú, receberão atenção especial, pessoas cadastradas no Abrigo à Pessoa em Situação Vulnerável.

Em Minas Gerais, que não ficará de fora deste dia nacional a serviço da saúde, destaca-se que em Belo Horizonte, Sete Lagoas e Contagem, o projeto em parceria com a AMA AVC, contará com um ciclo de palestras e ações para prevenção de AVC.

Na capital Paulista, Terra da garoa, serão dezenas de ações: na Santa Casa de São Paulo — fundada há mais de quatro séculos, em meados de 1560, voluntários irão limpar e retirar mobílias, assim como pintar a creche que atende os filhos dos funcionários. Na região do Parque Pinheiros serão doadas 500 fraldas e 500 pulseiras para controle de Diabetes, a 34 idosos da Casa dos Velhinhos – Cepim.

Todos os projetos são organizados por coordenadores locais do Programa Mãos que Ajudam, através de parcerias com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, mídia e poder público. Esta é uma maneira de cada voluntário “Seguir o Exemplo de Jesus Cristo ao Doar de Si”.

Dia Nacional da Saúde

A iniciativa ainda celebra e relembra que o Dia 5 de agosto, pela Lei 5.352, de 08/11/1967, é oficialmente instituído como o Dia Nacional da Saúde. Além de enfatizar as campanhas de saúde e alertar a comunidade sobre a importância dos meios de prevenção, tratamento e cura, a data faz homenagem ao legado deixado por Oswaldo Gonçalves Cruz, um dos principais médicos-sanitaristas que o País teve.

O Programa

O Mãos que Ajudam é um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Em 2016, o Programa Mãos que Ajudam celebrou 15 anos, com mais de 11 milhões de pessoas assistidas e a participação de cerca de dois milhões de voluntários em mais de três mil projetos realizados.

Mais informações em:

https://www.facebook.com/maosqueajudambrasil/.