Cidades

Casamento coletivo na Pajuçara oficializa a união de 32 casais

Cerimônia foi celebrada pelo juiz André Gêda Peixoto Melo, coordenador do projeto Justiça Itinerante

Por Assessoria 27/07/2017 17h55
Casamento coletivo na Pajuçara oficializa a união de 32 casais
Reprodução - Foto: Assessoria

Mais um casamento coletivo foi realizado, na tarde desta quinta-feira (27), pelo projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL). A ação foi realizada no Hotel Enseada, localizado na Pajuçara, e oficializou a união de 32 casais.

A cerimônia foi solicitada pelo Sindicato de Hotéis e Restaurantes de Alagoas e celebrada pelo juiz André Gêda Peixoto Melo, que é coordenador da Justiça Itinerante. “São duas as finalidades principais que o casamento civil tem. Uma é a preservação da primeira instituição social que é a família, e a outra é levar cidadania para esses casais que vão possuir mais direitos”, afirmou o magistrado.

Juliana dos Santos, 25, explicou que está em um relacionamento sério com Edilson Gonçalves, 27, há quatro anos e desde o começo pensava em casar. “Nunca tivemos oportunidade e agora finalmente estamos concretizando isso, graças à facilidade dessa ação”, disse.

Segundo a diretora-executiva do Sindicato, Eliete Moraes, a maioria dos noivos e noivas trabalha em uma das empresas associadas ao sindicato empresarial. "É importante exercer uma ação social, e acreditamos que o casamento resgata a cidadania, valoriza a família e realiza sonhos", afirmou.

Qualquer comunidade pode solicitar e agendar casamentos coletivos por meio de associações, igrejas ou instituições públicas. Os custos cartorários são de responsabilidade das instituições solicitantes. A taxa que é devida ao Tribunal de Justiça para casamentos é dispensada, deixando mais baratas as cerimônias coletivas. Mais informações com a Justiça Itinerante, pelo telefone (82) 4009.3162.

Jacintinho

Nesta sexta-feira (28) acontece outro casamento coletivo, que será realizado na Base Comunitária do Jacintinho, localizada na rua Jurandir Gomes, 37. O evento foi solicitado pela Secretaria Estadual de Prevenção à Violência (Seprev), e deve contar com a participação de aproximadamente 50 casais. A habilitação começa a partir das 8h e a cerimônia será realizada às 15h.