Cidades

Líderes comunitários são capacitados na mediação de conflitos

Curso promovido pelo Poder Judiciário de Alagoas teve aula inaugural nesta sexta-feira (21); objetivo é evitar que os litígios cheguem à Justiça

Por Assessoria 21/07/2017 22h49
Líderes comunitários são capacitados na mediação de conflitos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Casa de Direitos, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, recebeu nesta sexta-feira (21) a aula introdutória do curso de mediação de conflitos promovido pelo Poder Judiciário de Alagoas. A iniciativa veio depois de uma reunião entre o juiz coordenador da Casa, Geneir Carvalho, e os líderes comunitários do bairro, onde foi identificada a necessidade das aulas.

“Percebemos que os conflitos apareciam em pontos específicos e esses líderes comunitários acabavam já fazendo a mediação de maneira informal. Pretendemos instruí-los para que esse trabalho seja feito da melhor maneira possível”, disse o coordenador.

Ainda de acordo com o magistrado, a Polícia Militar (PM) apoia a realização do curso. “Normalmente esses conflitos acontecem por causa de situações como brigas de casal, som alto, entre outros problemas que, segundo o balanço feito pela PM, têm alcançado altos índices. Esperamos que esses transtornos possam ser resolvidos de maneira mais prática, sem necessitar o envolvimento da polícia”.

O desembargador Tutmés Airan, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais (NJUS), compareceu à aula inaugural. “Esse trabalho de mediação deve ser espalhado pelo Brasil. É uma intervenção absolutamente necessária”, afirmou.

O curso foi ministrado pela servidora Moacyra Rocha, que falou sobre a eficácia da mediação. “Acho primordial a aplicação do curso, pois se torna uma nova ferramenta para que as pessoas possam resolver seus conflitos. Isso faz com que elas mesmas encontrem soluções, que muitas vezes se mostram mais duradouras do que as encontradas pela Justiça”.

Maria Edilene Soares, líder comunitária e presidente da Associação de Mulheres do Jacintinho, elogiou a iniciativa. “Essas aulas são muito importantes para nossa comunidade e para a sociedade em geral. Com simples palavras podemos evitar brigas e até mesmo crimes”.

O curso será ministrado todas as sextas-feiras, às 14h30, na Casa de Direitos, localizada na Praça Vereador Audival Amélio da Silva, no Jacintinho.