Cidades

Guarda Municipal só soube de desocupação após prédio ser depredado

Semas deixou imóvel no fim de maio, mas segurança municipal só foi informada oficialmente no dia 11 de julho

Por Tribuna Independente 19/07/2017 08h10
Guarda Municipal só soube de desocupação após prédio ser depredado
Reprodução - Foto: Assessoria

O Palacete da Intendência Municipal passou mais de 40 dias sem o reforço de segurança da Guarda Municipal. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social de Maceió (Semscs), coronel Ivon Berto. O prédio foi desocupado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no fim de maio, mas segundo o coronel, a comunicação oficial foi feita no dia 11 de julho.

“O que eu posso dizer é que quando nós fomos acionados, que foi no dia 11 de julho, a partir daí adotamos as providências. Mas lamentavelmente o prédio já estava com esses danos, o que é assustador em decorrência de ficar ao lado do centro comercial, Palácio do Governo, de setores importantes da segurança”, diz o coronel Ivon Berto.

Em nota, a Semas confirmou a desocupação do prédio em maio deste ano, mas afirma que “manteve a vigilância eletrônica no espaço, mas os equipamentos foram danificados por vândalos”. Ainda segundo o órgão um dos motivos da desocupação do prédio foi a necessidade de reformas.

“A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que o prédio localizado na Rua Melo Moraes foi desocupado pela Semas em maio deste ano uma vez que não comportava mais a estrutura da pasta e necessitava de uma reforma dentro dos padrões do Iphan. A Semas manteve a vigilância eletrônica no espaço, mas os equipamentos foram danificados por vândalos”, disse a Semas por meio de assessoria de comunicação.

Ainda segundo a Semas, quatro prisões foram efetuadas por depredação do patrimônio. Além disso, diz que a prefeitura analisa revitalização para abrigar outro órgão da administração pública municipal. Enquanto isso o prédio que é de propriedade da Prefeitura de Maceió terá reforço de segurança da Guarda.

De acordo com o coronel Ivon Berto, a Guarda Municipal iniciou as ações ostensivas com rondas, mas a estratégia foi insuficiente para conter o avanço dos roubos. Ele garante que o reforço será 24h até que o prédio volte a ser ocupado.

“Nós tivemos que usar o serviço que estava disponível, que era a ronda no local. Como a gente percebeu que a ronda não estava dando resultado, porque a coisa já estava muito além das ações de vandalismo, aí nós estamos tomando a posição de fazer a coisa contínua porque no momento que deixamos o local eles voltam”, afirma.

“É como cobrir um santo e descobrir o outro”, diz titular da Semscs

“Quando a gente pega alguma informação de necessidade da Guarda Municipal, a gente vai ter que abrir mão de um setor pelo outro. É como cobrir um santo e descobrir o outro”, afirma.

Mas segundo o coronel, o efetivo é insuficiente para atender a demanda. Ele afirma que guardas serão remanejados da vigilância de escolas e postos de saúde, por exemplo, para dar suporte no prédio centenário.

“A gente precisou fazer mudanças porque como teve algo inesperado, no momento que a guarda faz o ponto base, mas precisa ir para outro setor, os vândalos aproveitam e invadem. Aí nós estamos colocando agora 24 horas, deixando de cobrir outros setores importantes também, como postos de saúde e escolas, para dar segurança no local, que é um prédio histórico”.

O titular da Semscs diz também que irá acionar outros órgãos para conter o avanço do vandalismo. Ele afirma que enviará um documento à Polícia Civil, solicitando reforço da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). Eletrobras e Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) farão a reposição da fiação e luminárias para ajudar no controle do local, garante.

“Fizemos o contato com a Oplit, que nos dá um apoio, para que a Oplit também nos dê essa cobertura, junto com a Guarda. Amanhã [hoje] pela manhã equipes da Sima e da Eletrobras estarão no local para reforçar a iluminação, já que todos os fios e lâmpadas foram roubados”.

MAIS DESTRUIÇÃO

A reportagem do jornal Tribuna Independente esteve na tarde de ontem (18) no local e registrou mais destruição. Um dos portões, que estava fechado com cadeado, foi levado. Ao contrário de segunda-feira (17), quatro guardas municipais faziam a segurança no local e não permitiram o registro fotográfico da depredação. Segundo um deles, que preferiu não ser identificado, foi o primeiro dia de reforço presencial.

Ainda segundo o servidor, as equipes se revezarão em escalas de 6h pelo dia e no período da noite haverá ronda.

Prefeitura de Maceió analisa reforma e reocupação do imóvel

A Secretaria de Comunicação de Maceió (Secom) informou que um projeto de reestruturação será enviado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) até sexta-feira.  Segundo o órgão, a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) ocupará o Palacete após a reforma. No entanto, ainda sem prazo definido.

“Não há previsão para início das obras, mas o projeto de reforma e adequação do prédio será finalizado e encaminhado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) ainda esta semana. A Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) aguarda a aprovação do projeto de recuperação, que deverá ser executado conforme padrão determinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para edificações históricas”.

A assessoria de comunicação da Fmac foi procurada e confirmou que existe a possibilidade de  transferência do órgão, mas também não soube explicar em quanto tempo isto ocorrerá.

“O que divulgamos hoje é que a Prefeitura está fazendo um orçamento e posteriormente quando o prédio for recuperado existe essa possibilidade de a Fmac ocupar. Não temos prazo, vai depender desse orçamento que não foi finalizado”, informou o órgão por meio de assessoria.