Cidades

Em Alagoas, infratores de trânsito prestarão serviço ao Corpo de Bombeiros

Acordo foi firmado nesta quarta entre Detran, Ministério Público Estadual e TJ

19/07/2017 18h57
Em Alagoas, infratores de trânsito prestarão serviço ao Corpo de Bombeiros
Reprodução - Foto: Assessoria

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) firmou, na manhã desta quarta-feira (19), junto ao Tribunal de Justiça e o Ministério Público Estadual (MPE/AL), um termo de cooperação que determina que os réus de crimes de trânsito cumpram a condenação em forma de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL).

O convênio para que os condutores infratores cumpram a penalidade com a prestação de serviços em prol da população, em um contexto de caráter social, foi firmado em abril deste ano, entre o Detran/AL e o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), com a presença do governador Renan Filho. Pelo convênio, os infratores cumprirão a penalidade prestando horas de serviço no Detran/AL e na Operação Lei Seca.

Com este novo termo de cooperação, a ação se expande ao Corpo de Bombeiros, para que os apenados também presenciem a realidade de salvar vítimas de acidentes de trânsito, muitas vezes são ocasionados por irresponsabilidades, como a embriaguez ao volant, participem ativamente do trabalho administrativo realizado dentro da corporação.

O diretor-presidente do Detran/AL, Antônio Gouveia, ressaltou a importância de promover a conscientização pedagógica nos cidadãos, para que os acidentes de trânsito diminuam em todo o Estado. “A perspectiva do Detran de Alagoas é que essas pessoas prestem suas horas dentro do órgão e também dentro do Corpo de Bombeiros. Estamos ampliando os ambientes pedagógicos, com o único objetivo de gerar a mudança de comportamento do condutor infrator”, enfatizou o diretor.

O comandante-geral da corporação, coronel Adriano Amaral, parabenizou a presidência do Detran/AL pela iniciativa e salientou que a partir desta ação, o condutor infrator irá perceber efetivamente o valor de uma vida e a dificuldade que os profissionais da corporação possuem em realizar o salvamento de uma vítima de trânsito. “Este é um projeto que irá conscientizar o infrator daquilo que ele faz no trânsito. Ele estará em uma viatura do Corpo de Bombeiros presenciando uma situação de acidente e irá aprender a manusear os materiais e equipamentos. Essa pessoa, após perceber o valor de uma vida, se tornará uma multiplicadora de boas ações no trânsito”, explicou o coronel Amaral.

A solenidade contou com a presença do Juiz Odilon Marques Luz, da 14ª Vara Criminal de Maceió, dos promotores de justiça Lucas Sachida e Dalva Tenório, dos apenados e também dos servidores da autarquia e representantes de entidades.