Cidades

Chuvas podem ficar mais intensas em Alagoas, alerta secretaria

Semarh afirma que as chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas de Alagoas

19/07/2017 20h46
Chuvas podem ficar mais intensas em Alagoas, alerta secretaria
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que as condições atmosféricas estão favoráveis a intensificação da chuva a partir da noite desta quarta-feira (19) nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco em Alagoas.

De acordo com a Semarh, as chuvas deverão ter intensidade moderada, com possibilidade de pancadas em pontos isolados destas regiões. Este aviso é válido inicialmente até a noite de quinta-feira (20). No Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, as chuvas deverão ser de intensidade fraca à moderada, sem risco à população.

A Semarh afirma que as chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas de Alagoas e também não impactarão significativamente nos níveis das lagoas, porém pancadas intensas poderão provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.

Segundo a Semarh, é necessário manter a atenção às áreas de risco de movimentação de massa (deslizamentos), pois o solo encontra-se saturado e instável. Ressalta-se que a chuva prevista para essas áreas será localizada, por isso a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.