Cidades
Curso promovido pela Arsal reúne técnicos da área de gás natural em Alagoas
Treinamento inédito no Estado acontece nesta semana, nos dias 19 e 20 de julho

Nesta quarta-feira, 19, técnicos da área de gás natural canalizado de todo o País se reúnem em Maceió para o curso sobre Proteção Catódica de Dutos, promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), com o apoio do Governo do Estado e da Algás. O treinamento prossegue até quinta-feira, 20, no Hotel Jatiúca.
Estão inscritos para o treinamento, técnicos da Arsal e de outras agências reguladoras, da Petrobras, Casal, Algás e Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL).
Inédito no Estado, o curso será ministrado pelo engenheiro civil Laerce de Paula Nunes, especialista nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica (técnica utilizada para controlar e evitar a corrosão de superfícies metálicas, como tubulações de gás e água).
Na empresa IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro, Laerce de Paula é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais, atuando nas áreas de inspeção de revestimento externo de dutos e no projeto, montagem, inspeção e manutenção de sistemas de proteção catódica e aterramento elétrico.
Entre outros pontos, o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado; e criar critérios comuns, unificados, que sirvam de referência para melhorar os processos de fiscalização por parte das agências reguladoras.
A ideia do curso surgiu durante discussões técnicas entre a agência alagoana e a gência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde foi identificada a inexistência de indicadores para monitoramento e fiscalização dos sistemas de proteção catódica implantados pelas distribuidoras de gás, explicou Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia