Cidades

Oficina circense estimula criança para o interesse pelas brincadeiras

Malabarismo, acrobacias, trampolim e perna de pau ajudam a melhorar coordenação motora, equilíbrio e a superar limites

Por Tribuna Independente 14/07/2017 09h16
Oficina circense estimula criança para o interesse pelas brincadeiras
Reprodução - Foto: Assessoria

A brincadeira é uma das atividades mais importantes na vida das crianças. Por meio dela, é possível desenvolver tanto as potencialidades de cada um, como também trabalhar as limitações, como as habilidades sociais, afetivas e físicas.

O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio que vive. E é pensando nisso que o Maceió Shopping e a Oficina do palhaço Mixuruca promovem até o próximo dia 25 de julho uma oficina que tem como objetivo estimular o interesse das crianças pelas brincadeiras.

Crianças de três a 13 anos podem participar de atividades que estimulam a coordenação motora, o equilíbrio e a capacidade de superar os limites. No local, elas podem participar de oficinas de malabarismo, lira acrobática, perna de pau, trampolim, tecido aéreo e equilibrismo, com o acompanhamento de profissionais capacitados.

Querido por adultos e crianças, com mais de 30 anos de carreira, sendo a quarta geração da família que tem 80 anos de circo, Teófanes Silveira Junior, ou simplesmente palhaço Mixuruca, apresenta o mundo mágico do circo com descontração e atividades que fazem a criança sentir qual a sensação que o artista do circo sente na hora que está no picadeiro.

“A brincadeira é muito importante nessa fase da vida. O lazer é essencial para o desenvolvimento da garotada. No entanto, no mundo de hoje a criançada desaprendeu a brincar como antes. Hoje em dia elas ficam ligadas nas tecnologias e acabam não interagindo. Muitas acabam ficando com a saúde até mais frágil. E a Oficina do Palhaço surgiu com o objetivo de trazer brincadeira saudável, mostrando a importância da interação. Esse é o principal objetivo do projeto”, ressaltou o palhaço Mixuruca.

De acordo com a coordenadora de marketing do Maceió Shopping, Sandra Almeida, a ideia de trazer o projeto para Maceió surgiu em outro evento que levava diversão para a criançada.

“A ideia surgiu em um projeto de diversão para garotada. Nós conversamos e o Mixuruca já havia pensando nesse projeto. Nesse espaço eles aprendem a atividade circense, além de se desligarem do mundo da internet e interagirem com outras crianças”, ressaltou a coordenadora de marketing.

Ainda de acordo com Sandra Almeida, a aceitação está sendo muito boa. “No primeiro dia já vimos que a aceitação vai ser boa. Os pais veem ao shopping resolver algumas coisas e deixam seus filhos no local brincando ao mesmo tempo aprendendo”, contou.

A advogada Mary Dantas, levou o filho Marcos Gabriel, de 5 anos, para conhecer a oficina e destacou a importância do espaço. “Achei a ideia muito legal. É importante para as crianças aprenderem sobre o mundo do circo, interagir e ter lazer de qualidade. Seria muito bom que tivesse outros espaços como esse para estimular a criatividade deles”, expôs.

A Oficina do Palhaço Mixuruca está pela primeira vez na capital e funciona das 10h às 22h na praça de eventos do Maceió Shopping. Os valores para participar das brincadeiras variam a depender do tempo que a criança ficará no espaço. Cinco minutos, por exemplo, custa R$ 20 e uma hora, R$ 40. A oficina do Palhaço tem um local fixo em Arapiraca.