Cidades

Prefeitura exibe documentário sobre a trajetória de Paulo Gracindo

Filme tem duração de 80 minutos e retrata a longa trajetória do ator, que se considerava alagoano por ter, após o nascimento no Rio de Janeiro, em 1911, se mudado com a família para Maceió, onde viveu até o fim da década de 1920

Por Secom/Maceió 13/07/2017 12h38
Prefeitura exibe documentário sobre a trajetória de Paulo Gracindo
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realiza, na noite desta quinta-feira (13), a partir das 19h no Centro Cultural Arte Pajuçara, a exibição do longa-metragem “Paulo Gracindo – O Bem Amado”.  Cerca de 150 pessoas devem prestigiar o evento que antecede a cerimônia de inauguração da escultura do ator Paulo Gracindo.

O documentário, lançado em 2009, foi dirigido por Gracindo Júnior, filho do homenageado. O filme tem duração de 80 minutos e retrata a longa trajetória do ator, que se considerava alagoano por ter, após o nascimento no Rio de Janeiro, em 1911, se mudado com a família para Maceió, onde viveu até o fim da década de 1920.

A escultura de Paulo Gracindo será inaugurada nesta sexta-feira (14), às 8h, na orla marítima da Pajuçara com a participação de familiares do homenageado. O monumento de bronze foi feito pelo escultor Leo Santana, que também é responsável pelas esculturas de Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, instaladas em Maceió em 2015, e do poeta Carlos Drummond de Andrade, posicionada no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Paulo Gracindo é considerado o ator egresso de Alagoas mais popular e reconhecido no Brasil do século passado. O ator consagrado fez história no teatro, no rádio, na TV e no cinema, após se mudar para o Rio de Janeiro na década de 1930.

O antológico prefeito Odorico Paraguaçu, da novela “O Bem Amado” de Dias Gomes, rendeu ao ator os prêmios de melhor ator da Associação Paulista de Críticos de Arte e da rede de TV Mexicana Televisa. Sua despedida da teledramaturgia foi uma participação especial na minissérie “Agosto”, em 1993.