Cidades

Tribuna Independente: dez anos levando informação à sociedade alagoana

Personalidades destacam sucesso da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos ao longo de dez anos

Por Tribuna Independente 12/07/2017 08h11
Tribuna Independente: dez anos levando informação à sociedade alagoana
Reprodução - Foto: Assessoria

Nesta terça-feira (11) um café da manhã marcou as comemorações do aniversário de dez anos da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf). Cooperados e funcionários, além de empresários, políticos, jornalistas e figuras públicas do estado prestigiaram o evento.

Após a abertura, o coral de crianças da Legião da Boa Vontade (LBV) saudou os presentes com duas canções. O poeta Pedro Soares dos Santos apresentou um cordel feito em homenagem à primeira década da Jorgraf e Tribuna Independente.

“Para chegar onde esta, a Tribuna Independente chegou sem atropelar. Só mostrou sua competência, conquistou a confiança e também o seu lugar”, declamou Pedro.

Entre os presentes, o secretário de Estado da Comunicação, Ênio Lins, comentou os avanços realizados pela Jorgraf ao longo da década.

“Essa primeira década da Tribuna Independente é uma experiência sem paralelo em Alagoas e provavelmente a única deste tipo em funcionamento no Brasil. Hoje nós temos a experiência da cooperativa dos jornalistas e gráficos que com certeza escreve uma página nova”, afirmou o secretário.

O jornalista e historiador Edberto Ticianeli enfatizou o trabalho desenvolvido pelo jornal Tribuna Independente no estado. “É uma grande vitória o jornalismo alagoano chegar a essa marca. Um feito de uma cooperativa em um momento de crise”, expôs.

O também jornalista e ex-secretário de comunicação do Estado, Nelson Ferreira, se considera um privilegiado por ter participado, segundo ele, da história da Tribuna.

“A cada passo eu fico feliz e esperançoso. Tenho um carinho muito grande pela Tribuna e sou um pouco suspeito para falar. Participei das primeiras reuniões da extinta Tribuna de Alagoas”.

Diretores falam de conquistas e novos projetos

Os diretores da Jorgraf destacaram as lutas travadas ao longo desses 10 anos para manter o jornal impresso Tribuna Independente, o portal Tribuna Hoje e a gráfica Tribuna. Também foram ressaltadas as conquistas e os projetos para o futuro.

O presidente da cooperativa, José Paulo Gabriel, fez questão de frisar a força e união dos cooperados para produzir todos os dias a informação, além do apoio dos parceiros. “São dez anos no mercado dando o melhor de nós e conquistando a credibilidade do nosso público”.

O diretor-financeiro da Jorgraf, Flávio Peixoto, lembrou da contribuição do primeiro presidente da cooperativa, Antônio Pereira. “É importante destacar a participação do companheiro Antônio Pereira na construção da Jorgraf ao lado do Gabriel e demais colegas. Quero ressaltar que em vídeo, publicado nas redes sociais, fez um resgate histórico de toda luta de gráficos e jornalistas saudando nossos dez anos de fundação”.

Peixoto também falou de planos para o futuro. “A Jorgraf já faz estudos e pesquisas para ampliar sua atuação em plataformas digitais e em breve terá novidades”.

A diretora comercial Marilene Canuto lembrou o começo difícil, mas destaca que as conquistas se sobrepõem às dificuldades.

A diretora também destacou o apoio dos parceiros. “São pessoas que estão sempre conosco e nas datas comemorativas não deixam de nos prestigiar. Isso faz com que a gente acredite no que está levando para a sociedade”.

COMENDA

Durante o café da manhã em comemoração, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço    Público  Federal no Estado Alagoas  (Sintsep/AL) prestou homenagem ao jornal Tribuna Independente e ao Jornalista Edmilson Teixeira, pela relevante parceria que muito tem contribuído com a entidade. O assessor de Comunicação, Pedro Soares foi quem realizou a entrega.

A Tribuna Independente também foi prestigiada por Pedro Soares, o Pedrão. Ele produziu um livreto em literatura de cordel parabenizando o veículo pelos dez anos de existência e pela prestação da informação à sociedade alagoana.

Durante o café da manhã, que ocorreu no pátio do prédio onde atualmente está instalada a Jorgraf, Pedrão subiu ao palco, recitou todos os versos contidos no livreto e foi bastante aplaudido.