Cidades

Exposição no MISA lembra os 20 anos da morte de Freitas Neto

Do acervo pessoal do jornalista, máquinas de escrever e câmeras fotográficas serão doadas ao museu

Por Assessoria 10/07/2017 08h37
Exposição no MISA lembra os 20 anos da morte de Freitas Neto
Reprodução - Foto: Assessoria

A partir da próxima terça-feira (11), às 19h, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) recebe a exposição ‘Freitas Neto – 20 anos de Saudade: a trajetória de um alagoano feito de “ferro e flor”. Na solenidade a família doará oficialmente o acervo do jornalista, cronista esportivo, advogado e dirigente sindical.O evento também terá mesa redonda formada por amigos do homenageado.

Graça Carvalho, sobrinha de Freitas Neto, uma das organizadoras da homenagem, ressalta que o acervo doado ao MISA para criação do Espaço Freitas Neto no museu será composto por objetos e materiais que fizeram parte da vida do jornalista, como sua escrivaninha, máquina de escrever, fotos de momentos marcantes, câmeras fotográficas, gravadores e até vestimentas como camisas dos tempos áureos do bloco carnavalesco Filhos da Pauta, além de títulos e outros elementos significativos de sua trajetória, obtidos em vida e in memoriam. Graça ainda ressalta o sentimento ao realizar a exposição.

“Para nós, familiares, esta é uma homenagem dupla, que vai contemplar não somente o Freitas Neto pelo homem público que foi, mas também homenageia sua esposa, Maria das Graças, que também morreu no acidente aéreo em Cuba, e sempre estava perto dele em suas lutas”, frisou.

Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem, conhecia Freitas Neto e chegou a conviver com ele no meio jornalístico, estando, inclusive, no voo rumo a São Paulo, que Freitas embarcou antes de ir a Cuba. Pradines também falou sobre a importância de João Vicente Freitas Neto, que é homenageado anualmente pela instituição.

“Ele era uma pessoa muito forte e marcante. A Braskem homenageia este ícone alagoano todos os anos, desde 1998, durante o Prêmio Braskem de Jornalismo, nomeando a categoria destinada aos estudantes universitários com o Prêmio Jornalista Freitas Neto. Esta é uma forma de lançar luz sobre as pessoas que marcaram nossa história, assim como ele e influenciar as próximas gerações com grandes exemplos”, concluiu Milton Pradines.

A exposição é organizada por familiares e amigos de Freitas Neto, com o apoio com do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (SindJornal), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), será aberta ao público e vai até o dia 31, no horário de funcionamento do MISA, de terça a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 14h. Os visitantes deverão levar doações de roupas ou alimentos não perecíveis para serem encaminhados a vítimas das chuvas no estado.

Nascido no dia 19 de dezembro de 1949, Freitas Neto morreu em um desastre aéreo no dia 11 de julho de 1997, envolvendo um avião bimotor Antonov 24, no mar do Caribe, quando saía de Santiago de Cuba em direção à Havana. A tragédia vitimou outras 44 pessoas.