Cidades

Prefeitura e Unicef renovam Plataforma dos Centros Urbanos

Programa atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

Por Secom/Maceió 07/07/2017 08h16
Prefeitura e Unicef renovam Plataforma dos Centros Urbanos
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió e o Fundo das Nações Unidas para a Infância  (Unicef) vão renovar a parceria e lançam novo ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) para o período de 2017 – 2020. O ato está marcado para a próxima segunda-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro do Poço. O programa atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

A PCU é uma iniciativa do Unicef que tem como objetivo diminuir as desigualdades intramunicipais dos grandes centros urbanos. Maceió faz parte da PCU desde 2013, junto com outras sete capitais, formando o segundo ciclo nacional.

Na próxima segunda-feira, o prefeito Rui Palmeira assinará o compromisso para o segundo ciclo da cidade. A renovação exige esforço conjunto dos órgãos municipais envolvidos, que já criaram uma base de trabalho durante o primeiro ciclo e dos novos parceiros que se juntam para a próxima etapa.

Participarão do evento o prefeito Rui Palmeira, representantes do Unicef e de programas parceiros, a coordenadora nacional da PCU, Luciana Phebo, a coordenadora oficial de Programas, Jane Santos, a coordenadora oficial de Comunicação, Immaculada Pietro e a consultora local da PCU, Juliana Vergetti.

A Prefeitura de Maceió e o Fundo das Nações Unidas para a Infância  (Unicef) vão renovar a parceria e lançam novo ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) para o período de 2017 – 2020. O ato está marcado para a próxima segunda-feira (10), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro do Poço. O programa atua na garantia dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A PCU é uma iniciativa do Unicef que tem como objetivo diminuir as desigualdades intramunicipais dos grandes centros urbanos. Maceió faz parte da PCU desde 2013, junto com outras sete capitais, formando o segundo ciclo nacional. Na próxima segunda-feira, o prefeito Rui Palmeira assinará o compromisso para o segundo ciclo da cidade. A renovação exige esforço conjunto dos órgãos municipais envolvidos, que já criaram uma base de trabalho durante o primeiro ciclo e dos novos parceiros que se juntam para a próxima etapa. Participarão do evento o prefeito Rui Palmeira, representantes do Unicef e de programas parceiros, a coordenadora nacional da PCU, Luciana Phebo, a coordenadora oficial de Programas, Jane Santos, a coordenadora oficial de Comunicação, Immaculada Pietro e a consultora local da PCU, Juliana Vergetti.

Juliana Vergetti, coordenadora da PCU. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

 

Maceió melhorou indicadores 

Para a coordenadora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, a assinatura do segundo ciclo da PCU em Maceió é a confirmação do bom trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Realizamos o trabalho de adaptação e avaliação dos territórios no primeiro ciclo, onde percebemos quais indicadores necessitavam de mais atenção. Conseguimos elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e diminuir o índice de homicídios por fatores externos de crianças e adolescentes. Esses resultados foram fundamentais para a renovação da plataforma”, informou.

A cada renovação de ciclo, o Unicef estabelece novas metas para as capitais participantes da plataforma. “Nessa nova etapa iremos fortalecer o que já alcançamos e trabalhar outros indicadores como a redução da obesidade na infância, a prática de esporte, a produção de arte e cultura nas escolas e a participação da população, não só da sociedade que vive nas áreas de vulnerabilidade, mas estimular a solidariedade das pessoas, dos empresários, para olharem as novas gerações. Somente com esse apoio conseguiremos avançar ainda mais na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou Juliana Vergetti.

Maceió melhorou indicadores  Para a coordenadora da PCU em Maceió, Juliana Vergetti, a assinatura do segundo ciclo da PCU em Maceió é a confirmação do bom trabalho desenvolvido pela Prefeitura. “Realizamos o trabalho de adaptação e avaliação dos territórios no primeiro ciclo, onde percebemos quais indicadores necessitavam de mais atenção. Conseguimos elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e diminuir o índice de homicídios por fatores externos de crianças e adolescentes. Esses resultados foram fundamentais para a renovação da plataforma”, informou. A cada renovação de ciclo, o Unicef estabelece novas metas para as capitais participantes da plataforma. “Nessa nova etapa iremos fortalecer o que já alcançamos e trabalhar outros indicadores como a redução da obesidade na infância, a prática de esporte, a produção de arte e cultura nas escolas e a participação da população, não só da sociedade que vive nas áreas de vulnerabilidade, mas estimular a solidariedade das pessoas, dos empresários, para olharem as novas gerações. Somente com esse apoio conseguiremos avançar ainda mais na luta pelos direitos das nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade”, explicou Juliana Vergetti.

Formação de Jovens Líderes da PCU. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

 

A coordenadora reafirma que a Prefeitura de Maceió tem como prioridade absoluta a garantia dos direitos da criança e do adolescente na capital. “Somente as cidades que firmam esse compromisso conseguem firmar parceria com o Unicef”, destaca Juliana.

O evento acontece na próxima segunda-feira (10), às 9h, no auditório do Senac Poço, e contará com a participação de secretários e técnicos dos 13 órgãos do Comitê Municipal de Implementação da PCU, representantes do Governo do Estado, equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atuante no projeto de Educação de Maceió, representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, presidentes do Comitê Municipal da Criança e Adolescente e do Comitê Estadual da Criança e Adolescente, representantes da sociedade civil, um jovem e uma jovem representantes da Rede de Adolescentes de Maceió de cada um dos cinco núcleos territoriais do projeto anterior, membros do Sistema de Garantia de Direitos – Conselho de Direitos, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, entre outros.

A coordenadora reafirma que a Prefeitura de Maceió tem como prioridade absoluta a garantia dos direitos da criança e do adolescente na capital. “Somente as cidades que firmam esse compromisso conseguem firmar parceria com o Unicef”, destaca Juliana. O evento acontece na próxima segunda-feira (10), às 9h, no auditório do Senac Poço, e contará com a participação de secretários e técnicos dos 13 órgãos do Comitê Municipal de Implementação da PCU, representantes do Governo do Estado, equipe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) atuante no projeto de Educação de Maceió, representantes do Poder Legislativo Municipal e Estadual, presidentes do Comitê Municipal da Criança e Adolescente e do Comitê Estadual da Criança e Adolescente, representantes da sociedade civil, um jovem e uma jovem representantes da Rede de Adolescentes de Maceió de cada um dos cinco núcleos territoriais do projeto anterior, membros do Sistema de Garantia de Direitos – Conselho de Direitos, Ministério Público, Poder Judiciário e Conselhos Tutelares, entre outros.