Cidades

Chuvas em Maceió aumentam erosão em barreira na principal via do Murilópolis

Fotos divulgadas nesta quinta-feira mostram que transitar na avenida está mais arriscado

Por Tribuna Hoje com Ascom / Semds 29/06/2017 16h57
Chuvas em Maceió aumentam erosão em barreira na principal via do Murilópolis
Reprodução - Foto: Assessoria

Atualizada às 17h42

As chuvas que caem em Maceió com mais intensidade desde quarta-feira (28) até esta quinta-feira (29) agravaram um problema constatado no início de junho na Avenida Nelson Marinho, principal via do Loteamento Murilópolis, na Serraria. A erosão de uma barreira situada às margens de um trecho da avenida, próximo a um ponto de ônibus, está muito mais avançada e já acarreta a riscos a motoristas que passam pelo local. A calçada já está completamente destruída no local.

No início do mês, a região, situada perto de uma Área de Proteção Ambiental (APA), recebeu sinalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Equipe técnica foi enviada ao local para avaliar os estragos e investigou que vai ser necessário o aporte de recursos federais para resolver a questão.

A secretaria ficou responsável por enviar o projeto detalhando o problema ao governo federal. Será necessária uma obra de drenagem para evitar que o problema se agrave ainda mais como ocorreu nas mais de duas semanas desde o início do processo erosivo.

Moradores temem por acidentes graves causados pela erosão na avenida, já que em alguns horários, o fluxo de veículos no trecho é muito alto. No momento, a via está sendo utilizada apenas em meia-pista.

Defesa Civil recomendou interdição da via

Equipe da Defesa Civil de Maceió esteve na manhã desta quinta (29) no Murilópolis para avaliar o deslizamento da barreira que comprometeu parte da via principal do bairro. Como medida de segurança, o órgão recomendou à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que o acesso pelo local seja interditado para evitar acidentes com pedestres ou condutores de veículos.

Pela gravidade da situação, a Seminfra informou que deve iniciar imediatamente as obras de contenção e de recuperação da via, com recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

A Defesa Civil reforça que está de prontidão e, para qualquer ocorrência, o órgão pode ser acionado por meio dos números 3315-1437 e 0800 030 6205. Com a previsão de chuva forte, todas as secretarias municipais de serviço para alinhar o atendimento à população em casos de necessidade.

Além dos órgãos da Prefeitura de Maceió, também foram acionados os Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudec), que atuam nas áreas de risco para auxiliar em qualquer necessidade e dar suporte às equipes municipais.

Compare a situação no início do mês e agora:

(Foto: Adailson Calheiros / Arquivo)

(Foto: Cristiano Wanderley / Cortesia)