Cidades

Morre Seu Sebastião, homem que lutava por justiça e pelo direito de enterrar o filho

O ex-deputado estadual Luiz Pedro foi condenado pela execução e ocultação de cadáver do filho do idoso

Por Redação com Repórter Nordeste 27/06/2017 10h15
Morre Seu Sebastião, homem que lutava por justiça e pelo direito de enterrar o filho
Reprodução - Foto: Assessoria

Desde agosto de 2004 que Sebastião Pereira dos Santos, de 78 anos, buscava por justiça pela morte e ocultação de cadáver do seu filho, o pedreiro Carlos Roberto Rocha Santos. Mas o idoso, infelizmente, morreu nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27), sem realizar o desejo de enterrar seu filho e nem ver os acusados do crime presos.

Seu Sebastião morreu com problemas de saúde. Ele será velado no Memorial Parque Maceió, no Complexo Benedito Bentes, na parte alta de Maceió, no final da tarde desta terça.

O idoso ficou conhecido em todo o país por lutar por justiça e pela prisão do então temido ex-deputado estadual Luiz Pedro da Silva, que foi condenado pelo assassinato, mas responde em liberdade. Luiz Pedro foi condenado a 26 anos e 5 meses de prisão, em 24 de setembro de 2015. Também foram condenados por homicídio qualificado Adézio Rodrigues Nogueira, Laércio Pereira de Barros, Náelson Osmar Vasconcelos de Melo e Leone Lima.

As investigações apontam que Luiz Pedro liderou o grupo que arrancou Carlos Roberto de casa e o executou no meio da rua. Em seguida, o corpo sumiu do Instituto Médico Legal (IMl) de Maceió e nunca mais encontrado.

Desde então, seu Sebastião passou a protestar, com as fotos do corpo do filho crivado de balas no IML - fotos que foram feitas por peritos do instituto -, nas portas do Palácio República dos Palmares, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça e Câmara de Vereadores da capital.

Enquanto isso, Luiz Pedro foi preso pelo assassinato e, da cadeia, com a ajuda de um celular, gravou vídeo pedindo votos. Foi o quarto vereador mais votado em Maceió.

Por decisão judicial, saiu da cadeia, terminou o mandato, elegeu e reelegeu a esposa, a Aparecida do Luiz Pedro.

Seu Sebastião era natural de São Miguel dos Campos. Deixa filhos e netos.