Cidades

Batalhão de Trânsito flagrou 46 condutores alcoolizados no último final de semana

De acordo com o BPTran, abordagens têm aumentado nos finais de semana, sobretudo durante as festas juninas

Por Tribuna Independente 27/06/2017 08h13
Batalhão de Trânsito flagrou 46 condutores alcoolizados no último final de semana
Reprodução - Foto: Assessoria

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) tirou de circulação 46 condutores que dirigiam embriagados, durante os festejos juninos do último final de semana na capital e no interior do Estado. As blitz da Operação Lei Seca foram iniciadas na sexta-feira (23) e concluídas no domingo (25).  O órgão de trânsito tem investido cada vez mais na  interiorização das blitz com o intuito de diminuir o índice de acidentes.

Segundo a instituição, foram feitos 409 testes de alcoolemia, mais conhecido como teste do bafômetro. Seis condutores tiveram a prisão por embriaguez e carteira recolhida por estarem com o índice de alcoolemia acima do permitido - 0.33mg/L, e encontram-se à disposição da justiça. Também houve a apreensão de seis veículos removidos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), além de uma motocicleta furtada no início deste mês.

As operações aconteceram no complexo Benedito Bentes, Cidade Universitária e no bairro Vergel do Lago, em Maceió, além dos municípios de Anadia e São Miguel dos Campos no interior. Contou com o apoio da equipe de inteligência do Detran e da 1° Cia. Independente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt) de São Miguel dos Campos.

De acordo com o coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente Emmanuell Costa, o alto número de ocorrências desta última operação está relacionado com novas estratégias. “Tivemos um número bem significativo de prisões de pessoas alcoolizdas conduzindo veículos automotores, justamente por conta do aumento da fiscalização na capital e principalmente interior, onde a Lei Seca nunca tinha ido. Trabalhando sempre com a equipe de inteligência e um planejamento efetivo com a finalidade de preservação de vidas, estamos conseguindo a redução não só de acidentes, como também de óbitos”, respondeu o tenente.

Ainda conforme o tenente Emmanuel, os 46 condutores tiveram o veículo retido e receberam uma multa considerada gravíssima no valor de R$ 2.934,37, além da carteira de habilitação suspensa pelo prazo de 12 meses. “É impressionante que em meio a tantas ações educativas e Operações da Lei Seca ainda tenhamos um número tão significativo de ocorrências. O ideal é que antes de viajar ou fazer longas viagens os condutores façam uma revisão no veículo. Em seguida é necessário ver as condições de quem vai dirigir, sempre respeitando o limite de velocidade e não ultrapassar em locais proibidos. Dessa forma é possível brincar e chegar em casa com segurança sem colocar sua vida nem de outras pessoas em risco,” Sugeriu.

Experiência negativa

Bruno Ferreira passou por uma experiência bem desagradável ao dirigir embriagado. Ele bateu em outro veículo ao “queimar” o sinal vermelho e só não perdeu a carteira provisória por ter fugido do local. “Eu tinha acabado de pegar minha habilitação, bebi um pouco e perdi a noção no volante. Furei o sinal vermelho e bati em outro carro. Quando vi o que fiz fiquei com medo e fugi. Meu pai foi ao local pegar o carro. Não aconteceu nada comigo, mas fiquei muito arrependido,” explica Bruno, que ainda diz que a experiência serviu de lição. “Desde esse dia fiquei mais consciente e apreensivo em beber e dirigir novamente. Não misturo bebida e álcool e não desejo me encontrar com um motorista bêbado,” finalizou Bruno.