Cidades

22 de junho de 2017 12:43

Ações de combate ao trabalho infantil são intensificadas

Atividades estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social

No mês de junho, as ações de combate ao trabalho infantil estão sendo intensificadas nos equipamentos sociais da Prefeitura de Maceió. As atividades estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Os grupos de idosos e de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Cacilda Sampaio e o grupo de idosos do Cras Santos Dumont participaram de oficinas sobre o tema com a técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Semas, Lidiane Ricardo.

“Todo o mês de junho está sendo voltado para a realização de ações de combate ao trabalho infantil nas unidades da Semas e também em outros espaços públicos da cidade”, disse Lidiane.

A psicóloga explicou que as oficinas têm o objetivo de promover não somente a discussão do problema, mas a identificação das causas e das situações de trabalho que as crianças são submetidas, bem como os prejuízos sociais e psicológicos para o desenvolvimento da garotada. São discutidas ainda as soluções para resolver o problema.

“As oficinas contaram com a participação de mais de 60 pessoas que podem contribuir para denunciar os casos de exploração de trabalho infantil nas comunidades que as crianças e idosos fazem parte. As denúncias podem ser feitas são apenas pelo Disque 100, mas também aos profissionais dos Cras, onde as atividades foram realizadas”, alertou Lidiane.

Mais ações

Outras unidades da Semas, como o Cras Área Lagunar e o Cras Terezinha Normande, participaram de ações de combate ao trabalho infantil. As famílias do Serviço de Convivência do Cras Área Lagunar, por exemplo, receberam orientações de forma lúdica.

Um parque inflável foi montado na Paróquia Virgem dos Pobres, no bairro do Vergel do Lago, em mais uma ação do Peti Volante. A senha de acesso aos brinquedos foi a participação nas atividades de conscientização sobre a exploração do trabalho de crianças e adolescentes naquela região. Os participantes das atividades foram orientados sobre os riscos para as crianças que são exploradas em situações de trabalho em vez de estarem na escola.

Já no Jacintinho, a comunidade foi orientada sobre o combate ao trabalho infantil durante a realização de atividades na Escola Municipal Arnon de Mello, localizada no Conjunto José da Silva Peixoto. Os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre o tema e ainda assistiram a uma apresentação teatral das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência do Cras Terezinha Normande.

 

 

Fonte: Secom/Maceió

Comentários

MAIS NO TH