Cidades

Réplica da imagem de Nossa Senhora das Dores é acolhida por fiéis

Vários romeiros de Padre Cícero Romão Batista prestigiaram a acolhida da réplica da imagem, que foi trazida pelo o bispo da Diocese de Crato/CE, dom Gilberto Pastana, e padre José Cícero, reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte/CE

Por Tribuna Independente 21/06/2017 08h18
Réplica da imagem de Nossa Senhora das Dores é acolhida por fiéis
Reprodução - Foto: Assessoria

A réplica da imagem de Nossa Senhora das Dores foi recebida ontem (20) com muitos hinos, orações e aplausos de dezenas de fiéis de várias paróquias em Maceió. A acolhida aconteceu na Paróquia de São Paulo Apóstolo, no bairro do Salvador Lyra, parte alta da Capital.

Vários romeiros de Padre Cícero Romão Batista prestigiaram a acolhida da réplica da imagem, que foi trazida pelo o bispo da Diocese de Crato/CE, dom Gilberto Pastana, e padre José Cícero, reitor da Basílica Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte/CE, e entregue ao arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.

A réplica da imagem da Santa foi entronizada no Santuário do Romeiro, que fica na Paróquia de São Paulo Apóstolo, onde todo dia 20 de julho acontece a Missa do Romeiro.

O bispo Dom Gilberto Pastana disse que a vinda da imagem é, sobretudo, uma visita solidária e vem trazer conforto de mãe para os católicos.

“No ano Mariano, a imagem vem como uma visita solidaria principalmente para os irmãos que sofreram com as fortes chuvas. Ela veio para trazer conforto, fé e esperança como uma verdadeira mãe”, disse o Bispo do Crato Dom Gilberto.

Além de ser uma visita solidária, o coordenador da Pastoral do Romeiro na Arquidiocese, Padre José Aluísio, ressaltou que a chegada da imagem (símbolo) demonstra a ligação entre os romeiros com Juazeiro.

“A chegada da réplica da imagem de Nossa Senhora das Dores é uma ligação entre os fiéis alagoanos com Juazeiro do Norte. Grande parte dos romeiros que vão até a Basílica de Nossa Senhora das Dores é daqui. E mais ainda quando a imagem é trazida pelo Bispo e pelo Pároco da Basílica é uma emoção muito grande”, comentou Padre Aluísio.

Dom Antônio Muniz acrescentou que a vinda também faz parte do ano “Jubileu 300 anos de bênçãos”.  “Estamos unidos em fé. Em romaria de lá para cá. E a vinda da imagem demonstra essa importância e reflete a fé de cada fiel, naquilo que os disseram, apoderem-se em sua fé.”

A programação teve início às 14h com concentração no Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizada no Conjunto Pouso da Garça. Em seguida, às 15h, aconteceu à peregrinação até a Igreja Matriz, onde houve a entronização da imagem e descerramento da placa comemorativa. Às 17h, foi celebrada a Santa Missa presidida por dom Antônio Muniz e dom Gilberto Pastana. A programação se encerrou com o São João dos Romeiros no pátio da igreja.