Cidades
Inverno terá temperatura mais amena este ano, diz meteorologista
Estação tem início hoje com indicativo de chuvas dentro da normalidade e clima mais frio que em 2016
O inverno começa oficialmente hoje (21) e segue até a sexta-feira (22) de setembro. Segundo a previsão meteorológica, a estação começa com um indicativo de chuvas e temperaturas mais amenas que no ano passado.
De acordo com as previsões, as chuvas devem ocorrer dentro da normalidade esperada para o inverno, que costuma ser uma estação seca em grande parte do país. Diferentemente dos invernos de 2016, 2015 e 2014, quando o país teve pouquíssimo frio, os próximos meses devem ser caracterizados por temperaturas mais amenas.
De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Nunes Pinho, a expectativa é de que esse ano o quadro chuvoso se estenda para todo o Estado.
“A nossa expectativa é que tenhamos um inverno mais chuvoso, com chuvas bem mais próximas da normalidade. Com mais dias chovendo e céu encoberto”, explicou o meteorologista.
Vinícius também ressaltou que a tendência é de que as temperaturas sejam mais amenas, diferente de 2016 que segundo ele foi atípico e as temperaturas estavam elevadas em Alagoas. “Ano passado tivemos temperaturas elevadas e pouquíssimos dias de céu encoberto com chuva. E isso por si só já fez com que as temperaturas estivessem mais altas, justamente por causa dessa maior incidência de radiação solar”, comentou.
A previsão da Semarh é de chuvas até o início de agosto. “Bem diferente dos últimos anos”, esclareceu Vinicius Nunes. O meteorologista informou que as chuvas não serão como as que caíram no fim de maio, no entanto, ressalta que nunca pode descartar um evento extremo como o que ocorreu “mas é bem improvável que ocorram chuvas como aquela.’’
As mínimas e máximas devem ficar em média em torno de dois ou três graus abaixo do que foi registrado ano passado.
Mínima no Agreste e Sertão pode chegar a 14 graus
O meteorologista e professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luiz Carlos Molion diz que a previsão é do inverno deste ano apresente uma frequência um pouco maior que a média de eventos de entrada de massas de ar de origem polar (frentes frias) de curta duração (alguns dias).
‘’Ou seja, com a entrada de frentes frias, a temperatura baixa por um a dois dias e depois se restabelece. Isso vai ser mais sentido no Agreste e Sertão que na Zona Litorânea. As temperaturas mínimas (5h da manhã) na segunda quinzena de julho e primeira de agosto podem chegar a 18°C no Litoral e 14°C no Agreste e Sertão. Mas, de novo, serão eventos de curta duração”, explicou Molion.
2014/2015
O inverno teve temperaturas mais altas principalmente devido à influência do fenômeno El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico que impacta no clima de várias regiões do mundo.
Mais lidas
-
1Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
2Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
3Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver