Cidades

Maceió já registrou queda de 70 árvores durante chuvas das últimas semanas

De acordo com a Defesa Civil, a maior parte das ocorrências foi no fim de maio

Por Tribuna Independente 20/06/2017 07h39
Maceió já registrou queda de 70 árvores durante chuvas das últimas semanas
Reprodução - Foto: Assessoria

O número de quedas de árvores registrado na capital alagoana nos primeiros meses deste ano já supera o total contabilizado em todo o ano de 2016 - são mais de 70 quedas de árvores em 2017 e apenas 15 no ano passado. A maior parte das ocorrências deste ano foram entre os dias 26 de maio e início de junho devido as fortes chuvas que caíram no Estado.

Segundo a Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, de janeiro até o dia 21 de maio foram registradas apenas quatros quedas. Mas desta data até a última semana a média é de 70 ocorrências.

A Defesa Civil informou que, das plantas tombadas, a maioria estava plantada desordenadamente em áreas de risco e encostas.

O órgão esclareceu que a saúde da maioria das árvores de Maceió é satisfatória, mas isso não significa que elas não possam representar perigo durante um temporal.

As quedas e tombamentos são explicados pela combinação das chuvas intensas, rajadas de vento e o solo encharcado, o que deixa as árvores vulneráveis.

De acordo com o engenheiro agrônomo Valdir Martiniano, coordenador do Núcleo de Monitoramento Arbóreo (Numa) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), além dos fatores naturais, outros fatores colocam a planta em risco, como o local do plantio, a idade e a questão sanitária, como pragas e doenças no caule e no solo.

O engenheiro informou que para evitar a queda, o Numa realizou trabalho preventivo nas grandes avenidas da cidade, a exemplo da Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Doutor Antônio Gouveia, Siqueira Campos e Dom Antônio Brandão.

Após a avaliação técnica, nestes e em outros pontos, o Numa identificou preventivamente 300 árvores com risco de queda por fatores naturais e sanitários.

 A Defesa Civil orienta que, caso a população perceba alguma alteração em árvore, com risco de queda, deve acionar o órgão, por meio dos números 0800 030 6205 ou 3315-1437.

Com a chegada das chuvas, o município começou a registrar o aumento das ocorrências.

A primeira queda foi registrada na Rua Vinicius de Moraes, nas proximidades da Igreja do Divino Espírito Santo, na Jatiúca no dia 13 de abril.

No local, três árvores caíram em cima de veículos que estavam estacionados, ninguém ficou ferido.

Com quedas de árvores é comum também as ocorrências de queda de energia. Quando as árvores caem muitas vezes atingem a fiação e causam outros transtornos para população.