Cidades

Chuvas: Sobe para 6 o número de mortos com suspeita de leptospirose em Alagoas

Doença é causada por bactéria presente na urina do rato, presente nas águas das enchentes

Por Redação 16/06/2017 08h04
Chuvas: Sobe para 6 o número de mortos com suspeita de leptospirose em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Subiu para seis o número de mortos por suspeita de leptospirose em Alagoas nos últimos dias. O número de pacientes com sintomas da doença tem aumentado com as chuvas e inundações que deixaram 27 municípios em estado de emergência.

Segundo relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), do dia 30 de maio a 14 de junho foram registrados 38 casos suspeitos da doença em Alagoas. Entre as vítimas que não resistiram aos sintomas estão duas do sexo feminino, com idade de 35 e 60 anos, e mais quatro homens, incluindo um adolescente de 16 anos. Os demais tinham 32, 45 e 58 anos. Os municípios de Atalaia, União dos Palmares e Messias registraram uma morte cada. Os outros três viviam na capital. A Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) informou que, dentre os 32 dos 38 doentes, 21 já receberam alta, sendo 10 do município de Atalaia, três de Marechal Deodoro, três de Maceió, três do Pilar, um de Capela e mais outro de Coruripe. Dos 11 que ainda estão hospitalizados, três estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – dois moradores da capital e um de Atalaia. No Hospital Escola Dr. Helvio Auto, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, estão seis dos 11 pacientes internados. Outros três estão em observação no Hospital Vida (apresentaram quadro de insuficiência renal e precisaram de hemodiálise) e mais dois no Hospital Geral do Estado (HGE). Ainda de acordo com o relatório, foi solicitada a sorologia para confirmação do diagnóstico em 25 casos. Destes, 13 exames apresentaram resultado não reagente, três tiveram a confirmação e mais nove estão na pendência. Na lista dos pacientes, há sete crianças que receberam atendimento médico e mais 17 jovens. O aumento de casos da doença transmitida ao ser humano pela urina do rato contaminada era um temor das autoridades em saúde de Alagoas por conta do período chuvoso.

O que é Leptospirose?

É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

Sintomas de Leptospirose

Os mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarréia e tosse. Nas formas mais graves geralmente aparece icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos) e há a necessidade de cuidados especiais em caráter de internação hospitalar. O doente pode apresentar também hemorragias, meningite, insuficiência renal, hepática e respiratória, que podem levar à morte.