Cidades

Praia de Ponta Verde é palco de conscientização sobre doença rara

Programação especial presta serviço em saúde e mostra como o esporte pode ajudar os pacientes com Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF)

Por Assessoria / Tino Comunicação 14/06/2017 17h56
Praia de Ponta Verde é palco de conscientização sobre doença rara
Reprodução - Foto: Assessoria

Neste sábado (17/6), a Praia de Ponta Verde contará com uma programação diferente. A partir das 10h, uma agenda especial, com várias modalidades esportivas, marcará o Dia Mundial da PAF (polineuropatia Amiloidótica Familiar), doença genética rara cujos principais sintomas começam nos pés e, sem diagnóstico e tratamento corretos, pode levar o paciente à morte em até dez anos.

Promovida pela Associação Brasileira de Paramiloidose (ABPAR), com o apoio da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e da Pfizer, a ação contará com a participação de pacientes que têm a enfermidade e encontraram no esporte a melhor resposta para enfrentar os desafios impostos pela doença e recuperar a qualidade de vida. “Ações como essa são extremamente importantes para ampliar o conhecimento sobre a PAF no País e incentivar o diagnóstico precoce, aumentando as possibilidades de tratamento e preservando a qualidade de vida do paciente”, destaca o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

O destaque da agenda de esportes aquáticos será a “remada”, que terá caiaque, canoa havaiana e o stand up paddle (remada em pé em cima da prancha), além da vela nas modalidades Laser e Windsurfe, todas programadas para o período da tarde.

O evento contará ainda com a participação especial do esportista alagoano Guilherme Jucá, um dos selecionados para carregar a tocha olímpica nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, de Fábio Figueiredo de Almeida, presidente da ABPAR, e da médica neurologista Márcia Cruz, do Centro de Estudos em Paramiloidose Antônio Rodrigues de Mello (CEPARM), no Rio de Janeiro, uma das principais referências em PAF no Brasil e no exterior.

Serviço:

Paf Day 2017 – #PausanaPAF (www.pausanapaf.com.br)

Data: 17 de junho

Local: Quiosque Lopana/Praia de Ponta Verde, Maceió (AL)

Horário: 10h

Entrada: Gratuita, com limite de participantes.