Cidades

Crea provoca órgãos para realizar visita técnica em áreas de risco de Maceió

Conselho está trazendo especialista em prevenção e intervenções em encostas para trocar informações com os profissionais alagoanos

Por Assessoria / Crea 14/06/2017 15h42
Crea provoca órgãos para realizar visita técnica em áreas de risco de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Potencializados pelas chuvas, os deslizamentos de terras nas encostas responsáveis por desabrigar milhares de famílias alagoanas, despertaram preocupação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL). Buscando contribuir com melhores medidas de prevenção, o Conselho estará promovendo na próxima segunda-feira, 19, às 8h, no auditório da instituição, a palestra “Instabilidade nas Encostas – Prevenção e Intervenções”.

Ao término da palestra será realizada, na parte da tarde, uma vista técnica no Crea Móvel com integrantes dos órgãos municipais e estaduais, responsáveis pela segurança e prevenção de acidentes. A princípio serão visitadas as encostas do Vale do Reginaldo, Cambona e Jacarecica.

“A melhor forma de evitar o desastre é se antecipar a ele”. Esta afirmativa é do engenheiro civil e professor doutor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Edmundo Prado Campos, convidado pelo Crea para falar sobre o tema, que será ministrado para engenheiros, empresários da construção civil, estudantes e, principalmente, profissionais técnicos dos órgãos públicos responsáveis pela prevenção e segurança de encostas.

“Vou falar sobre soluções para problemas causados pelas chuvas nas encostas. Alternativas como drenagem e proteções de taludes são de extrema importância para prevenção. Dependendo da situação é mais vantagem executar este serviço do que retirar famílias daquele local. O trabalho realizado pela Defesa Civil Nacional é um modelo que também iremos destacar’, pontuou o especialista.

Ainda de acordo com Luiz Edmundo, muitos escorregamentos de encostas estão relacionados com a forma desordenada que a população vem se instalando em locais de risco. A falta de orientação e também questões sociais, e de renda, vêm contribuindo muito para esses problemas.

“É preciso garantir um melhor direcionamento das águas de chuvas. A população está acostumada a jogar água diretamente nas encostas. Sabe aqueles canos expostos? É comum esse lançamento de águas por tempo indeterminado. É a mesma coisa como se estivesse chovendo o ano inteiro. Então, devido a esses fatores, quando chega realmente o período de chuvas, a situação do solo já está bastante agravada”, alertou Edmundo.

O presidente do Crea, Fernando Dacal, convidou órgãos ligados a Prefeitura de Maceió e ao Governo de Alagoas para participarem do evento com o objetivo de colher mais informações e evitar novos desastres.

“A intenção do Crea é colaborar com os estudantes, profissionais e, principalmente, os técnicos do serviço do governo e prefeitura responsáveis pela prevenção de acidentes que, em alguns casos, resultam até em mortes. Nossa missão é colaborar, garantindo a defesa da sociedade”, falou Dacal.