Cidades

Oficina capacita profissionais para notificar violência contra idosos

Evento terá início às 8h30, com a apresentação de uma reflexão acerca da saúde do idoso

Por Secom 08/06/2017 17h59
Oficina capacita profissionais para notificar violência contra idosos
Reprodução - Foto: Assessoria

Para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa – lembrado anualmente no dia 15 de junho – a coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Proasi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira (9) uma capacitação sobre o tema.

Direcionado a enfermeiras e auxiliares de enfermagem das unidades de saúde do município, a capacitação tem como objetivo chamar a atenção das profissionais de saúde para a importância da questão e como identificá-la no cotidiano do atendimento das unidades, além da necessidade da notificação desses casos.

“O intuito da capacitação é reforçar ainda mais a necessidade do registro através da ficha de notificação, que é o principal instrumento de proteção da vítima nesses casos, para que sejam feitos os encaminhamentos adequados a cada caso, cessando a situação de violência”, afirma a coordenadora do Programa, Denise Maia.

O evento, que acontece no auditório da sede da Polícia Federal (na Av. Walter Ananias, 705, em Jaraguá), terá início às 8h30, com a apresentação de uma reflexão acerca da saúde do idoso, a ser feita pela psicóloga e gerontóloga do PAM Bebedouro, Selma Teixeira.

Às 9h30, a advogada Renata Lopes Figueredo, do Creas Santa Lúcia/Semas abordará o tema “As Múltiplas Faces da Violência contra a Pessoa Idosa”. E após um rápido intervalo, a assistente social Hilda Moura, da Gerência de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis e Não Transmissíveis da SMS, fará uma explanação sobre a Ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada, seguida da discussão aberta sobre o assunto.

A data

O dia 15 de junho foi definido como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoas Idosa em 2006, pela Rede Internacional de Prevenção de Maus-Tratos Contra Idosos (Inpea), em parceria com a Organização das Nações Unidas. A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência cometidas contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

A violência contra a pessoa idosa é entendida como um ato único ou repetido, ou omissão que lhe cause dano ou aflição e que se produz em qualquer relação na qual exista expectativa de confiança. A violência pode ser física, sexual, psicológica, econômica/financeira, abandono, negligência ou autonegligência.