Cidades

Ressocialização lança Manual do Visitante com informações dos presídios

Entre os pontos abordados no documento estão produtos que podem ser entregues pelos visitantes aos custodiados e o detalhamento dos dias de visita

Por Agência Alagoas 06/06/2017 10h52
Ressocialização lança Manual do Visitante com informações dos presídios
Reprodução - Foto: Assessoria

Com intuito de oferecer informações de forma clara, direta e de fácil compreensão, a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) lançou o Manual do Visitante, voltado principalmente para os familiares dos custodiados do sistema prisional alagoano. Além de promover a transparência e acesso à informação, a iniciativa vai facilitar a rotina desses visitantes nas unidades.

No Manual do Visitante é possível encontrar informações sobre dia de cadastro, a documentação necessária, o acesso dos menores de idade ao sistema, os dias de visita nas unidades prisionais e no Centro Psiquiátrico Judiciário, a suspensão de visitas e os procedimentos de entrada nas unidades prisionais, com o detalhamento de quais produtos podem ser levados pelos visitantes para os internos.

De acordo com o chefe Especial de Unidades Penitenciárias, Milton Pereira, o Manual oferta os meios adequados para que os familiares possam tirar suas dúvidas quanto o funcionamento do sistema prisional. "Tal ferramenta é de suma importância para a manutenção das atividades prisionais, tendo em vista que os visitantes poderão contar com um mecanismo que contextualiza as rotinas de visitação, proporcionando mais segurança e cidadania", afirmou.

Os primeiros manuais serão entregues na Chefia Especial de Unidades Penitenciárias (CEUP) e em algumas unidades prisionais, de forma experimental. Além da forma impressa, o site da Seris já conta com a área do visitante, uma aba em que é possível encontrar as portarias que regulamentam as ações no sistema prisional e que foram publicadas no Diário Oficial em anos anteriores.

A assessora de Governança e Transparência da Seris, Fabiana Santos, afirmou que o objetivo da pasta é promover a transparência e o acesso à informação para os visitantes. "O visitante vai chegar em um mundo novo e que possui muitas regras que eles desconhecem. Queremos possibilitar que eles saibam onde procurar os principais serviços ofertados pela Seris, utilizando os meios de comunicação adequados", disse.

"O Governo de Alagoas tem trabalhado para que as secretarias e órgãos institucionais procurem meios de facilitar o acesso às informações das pastas. Como resultado, Alagoas já ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de transparência pública, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU). O Manual e a Área do Visitante são alguns dos meios encontrados pela Seris para contribuir com esse trabalho", concluiu Santos.