Cidades

Edufal lança site da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Foram confirmadas as participações de 14 nomes aclamados pelo público nas redes sociais do evento

Por Redação com Assessoria 06/06/2017 12h03
Edufal lança site da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal), lançou, nesta terça-feira (06), o bienaldolivroal.com.br da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Ufal é a única universidade brasileira realizadora de uma bienal do livro. O evento foi promovido durante um café da manhã junino, na sede da Edufal, no Campus A. C. Simões, e contou com programação variada.

“Apesar das crises na política e na economia em que o nosso país vem passando, nós decidimos manter a programação da Bienal aqui em Maceió. Nosso principal apoiador, a Petrobrás, não irá participar este ano, mas achamos importante que o evento acontecesse para manter esse debate cultural aqui no estado”, explicou o diretor da Edufal, Osvaldo Maciel.

O diretor destaca ainda o trabalho dos servidores da Universidade e dos funcionários da Fundepes na concepção, no planejamento e na execução do projeto. “Em meio a tantos ataques ao serviço público e à universidade pública, em especial, mostramos à sociedade como o corpo de servidores da Ufal, mesmo em tempos de crise política e econômica, é capaz de realizar um evento importantíssimo para toda a sociedade alagoana”.

Sebastião Medeiros, que faz parte da comissão organizadora da Bienal, explicou que as editoras apoiam o evento por ser realizado por uma universidade, e não por uma empresa. “As editoras nos apoiam bastante e por isso conseguimos realizar o evento. A Prefeitura de Maceió também incentiva com o ‘vale livro’, distribuído para alunos e professores da rede pública municipal”, informou.

Durante o café, foram lançados os livros A Construção de Lygia Fagundes Telles, de Nilton Resende, e Lacan Chinês (2ª edição), de Cleyton Andrade. O grupo de extensão Poesia Itinerante, coordenado pelo professor Otávio Cabral, e a Camerata da Escola Técnica de Artes, sob a regência da professora Lilian Pereira, também se apresentaram no lançamento.

O site da 8ª Bienal do Livro foi trabalhado a partir de elementos presentes nos folguedos e no artesanato. Segundo a programadora visual da Assessoria de Comunicação da Ufal, Camila Fialho, “o formato faz referência ao mapa de Alagoas desconstruído, sem delimitação de fronteiras. O fitilho colorido, que tem movimento próprio, foi usado como uma metáfora para a semente do conhecimento que abraçará e envolverá a sociedade alagoana por meio da Bienal”.

Nos 200 anos da Emancipação Política de Alagoas, a Bienal 2017 será realizada no Centro de Convenções de Maceió, de 29 de setembro a 8 de outubro, com o tema Livros que envolvem, leituras que libertam. O evento é uma realização da Ufal, em parceria com Fundepes, Governo do Estado e Prefeitura de Maceió.

Durante o lançamento do site, foram confirmadas presenças de escritores aclamados e em atendimento a pedidos nas redes sociais. “Outros nomes serão apresentados ao público, mas iniciamos o site confirmando 14 nomes da literatura internacional, nacional, regional; desde o público juvenil aos pesquisadores de variadas áreas”, explica Maciel.

Confira a lista de nomes no site e acompanhe as redes sociais da 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas pelo Facebook, Instagram e Twitter.