Cidades

Ação da Semas na Rua do Comércio chama atenção para a saúde da mulher negra

Atividade vai celebrar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher Negra e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorados em 28 de maio

Por Secom/Maceió 06/06/2017 09h44
Ação da Semas na Rua do Comércio chama atenção para a saúde da mulher negra
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realiza, nesta terça-feira (06), a Mobilização pela Saúde da Mulher Negra. A ação ocorrerá no calçadão da Rua do Comércio de Maceió, em frente ao antigo Produban, das 8h às 12h.

A iniciativa é das coordenações de Política da Igualdade Racial e da Mulher, setores que integram as coordenações políticas da Semas e são responsáveis pela implementação de políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação.

A atividade vai celebrar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher Negra e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, comemorados em 28 de maio.

“A mobilização tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a saúde da mulher negra, levar mais informações sobre os cuidados e direitos. Infelizmente, no Brasil, as mulheres negras são vítimas recorrentes do racismo e do sexismo, o que leva à dificuldades no acesso aos serviços de saúde do SUS”, disse a coordenadora de política da igualdade racial da Semas, Maria Tereza Olegário da Silva.

A mobilização pela saúde da mulher negra foi construída em parceria com a Unit, Secretaria Municipal de Saúde, Vara da Mulher e Casa Rosa Mossoró.

Na ação serão oferecidos serviços de saúde voltados para as principais doenças que afetam a população negra, como a anemia falciforme, diabetes tipo II, hipertensão arterial, e orientações dos profissionais de saúde sobre a prevenção ao câncer de mama e HIV/Aids. Será realizada ainda assessoria técnica nas áreas jurídica e de saúde.

Durante a mobilização serão arrecadados donativos para as famílias que foram vítimas das chuvas em Maceió e em outros municípios do estado.