Cidades

Força-tarefa leva 4,6 toneladas de donativos para nove municípios alagoanos

Cidades afetadas pelas chuvas estão recebendo material de limpeza, alimentos, fraldas descartáveis e colchões nesta sexta-feira (2)

Por Agência Alagoas 02/06/2017 14h41
Força-tarefa leva 4,6 toneladas de donativos para nove municípios alagoanos
Reprodução - Foto: Assessoria

Nove municípios afetados pelas chuvas registradas em Alagoas na semana passada recebem nesta sexta-feira (2) um total de 4,6 toneladas de donativos arrecadados pelo Governo de Alagoas nos últimos dias. O material foi doado por empresas privadas e pela população nos últimos dias.

A distribuição das doações ficou a cargo dos integrantes da força-tarefa formada por 400 voluntários de todos os órgãos do Executivo estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil. Nesta sexta, a força-tarefa se dirigiu aos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Cajueiro, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Chã Preta, Viçosa, Japaratinga, São Luís do Quitunde.

Esses municípios estão sendo beneficiados com leite, mortadela, papel higiênico, absorventes, creme dental, fraldas descartáveis e colchões.

A força-tarefa foi formada a partir de determinação do governador Renan Filho e suas incursões tiveram início na quinta-feira (1º), quando as equipes foram aos municípios de Cajueiro, Pilar, Marechal Deodoro, Jacuípe, Colônia Leopoldina, Chã Preta, Viçosa e Satuba para diagnóstico da situação e atendimento emergencial aos moradores atingidos pelas chuvas.

(Foto: Adailson Calheiros)

Na avaliação do secretário-chefe do Gabinete Civil de Governo, Fábio Farias, o empenho das equipes da força-tarefa tem demonstrado o esforço do Governo em atender às vítimas das chuvas.

“Estaremos circulando nessas cidades para mostrar nossa preocupação e minimizar um pouco o sofrimento dessas pessoas. Todos que participaram da ação na quinta-feira voltaram para casa com a alma mais leve, porque cumpriram o seu papel solidário para com os alagoanos. Em nome do governador Renan Filho, quero agradecer a todos por esse empenho. A mobilização continua, com a colaboração de todos os órgãos de Governo”, disse Farias.

De acordo com os números mais recentes divulgados pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenação Estadual da Defesa Civil, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas chuvas em Alagoas chega a 39.150. O número de desabrigados é de 11.625 e os desalojados somam 27.525. Trinta e um municípios foram atingidos pelas chuvas e 27 já decretaram situação de emergência.

Oito pessoas morreram em decorrência das enchentes e deslizamentos, sendo sete em Maceió e uma em Satuba. Uma pessoa continua desaparecida na Grota do Santo Amaro, na capital alagoana.

(Foto: Adailson Calheiros)