Cidades
Bibliotecas serão beneficiadas pelo programa Conecta Biblioteca
Resultado é fruto do trabalho Sistema Estadual de Bibliotecas em Alagoas
As Bibliotecas Municipais de Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Dois Riachos e Branquinha estão entre as 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil selecionadas pelo programa Conecta Biblioteca. O resultado é fruto do trabalho realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas.
Os municípios agora fazem parte de uma grande rede de aprendizado e troca de experiências, que terá apoio para a sustentabilidade de suas iniciativas.
De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Almiraci Dantas, que acompanha os gestores no I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro, é um momento importante para os equipamentos culturais. “A inclusão dessas bibliotecas no programa trará grandes benefícios para os municípios. Elas agora estão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil e serão estimuladas a desenvolverem atividades que contribuam com a desigualdade social através da leitura”, destacou.
“Estamos muito felizes com o resultado e orgulhosos com o trabalho que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas vem realizando em todo o Estado. Essa é uma oportunidade de mais bibliotecas sejam incentivadas como espaços multiculturais e multiplicadoras de conhecimento”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
Conecta Biblioteca
Iniciativa da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura, o Conecta Biblioteca tem o intuito de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas. A ideia principal é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas para a promoção de conhecimento e geração de oportunidades, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade.
O programa oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e à distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém