Cidades

Confira os cuidados na hora de limpar, cozinhar e comercializar o milho

Cor da palha e textura do grão ajudam a atestar a qualidade do alimento.

Por Assessoria 01/06/2017 10h57
Confira os cuidados na hora de limpar, cozinhar e comercializar o milho
Reprodução - Foto: Assessoria

Ele é versátil e principal ingrediente de receitas deliciosas, cheias de cor e sabor, como canjica, cuscuz, pamonha, bolo, sorvete, angu, doces e tortas. E em tempo de festas juninas, ele alcança a condição de rei! Presente na mesa do nordestino durante todo o ano, o milho é um alimento essencialmente energético, rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. Mas é preciso ter cuidado na hora de limpar e cozinhar esse alimento. Pensando nisso, a responsável técnica pela área de Gastronomia do Senac Alagoas, Vânia Araújo, reuniu algumas dicas. Confira!

1.       Fique atento à qualidade do milho

Algumas características ajudam a atestar a qualidade do alimento: a palha deve estar verde, e os grãos claros e macios.

2.       Limpe com cuidado

Para limpar o milho é preciso tirar a palha, retirar o cabelo e lavar em água corrente.

3.       Depois de cozinhar, mergulhe as espigas em água com sal

Logo após cozinhar as espigas de milho em uma panela com água suficiente para cobri-las, mergulhe-as em água com sal e, caso queira, passe manteiga sobre elas

4.       Congele

Você pode congelar o milho cru ou cozido, em espigas ou em grãos. Para tanto, envolva as espigas com um filme de PVC e armazene no freezer, dentro de sacos plásticos, por três meses. Já os grãos podem ser armazenados, pelo mesmo período, em recipientes de plástico. Use etiquetas para marcar a data de validade.

5.       Use luvas descartáveis e avental

Se você comercializa espigas cozidas, use sempre luvas descartáveis, touca, jaleco ou avental (de preferência branco). Mantenha o milho em recipientes fechados e tenha cuidado para não pegar no alimento e no dinheiro ao mesmo tempo.

Culinária Junina

Bolo pé de moleque, torta salgada de milho, cocada de milho, cuscuz junino, pamonha de forno, bolo de milho, bolo de rolo junino e queijadinha de milho são as receitas que serão ensinadas durante o curso de Culinária Junina do Senac. As aulas serão realizadas no período de 5 a 9 de junho, das 14h às 17h, na Unidade Poço. Vagas limitadas!