Cidades
Sesau alerta sobre risco de acidentes com escorpiões em locais afetados pela chuva
População deve seguir medidas de prevenção e procurar assistência em caso de acidentes
No período de fortes chuvas, como o vivenciado por Alagoas, os animais peçonhentos, a exemplo de escorpiões, ficam desalojados de suas tocas. Uma situação que contribui para aumentar o número de acidentes, segundo alerta a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Silvana Tenório.
E, para que os moradores de áreas afetadas pelas enchentes não sejam atacados por esses animais é necessário adotar alguns cuidados. Além de utilizar botas ou plásticos para proteger os pés ao andar em áreas alagadas, Silvana Tenório afirma que é necessário que os sapatos e tênis sejam analisados antes de serem calçados, uma vez que os escorpiões podem se esconder dentro deles.
“É importante ficar alerta e procurar assistência médica em casos de acidentes”, alertou a coordenadora do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores Sesau. Ela salientou, ainda, que as camas não podem ficar encostadas nas paredes, uma vez que os escorpiões podem subir e picar as pessoas enquanto dormem.
Assistência
Silvana Tenório destacou que, em casos de picadas por escorpiões, o paciente pode procurar atendimento nos Ambulatórios 24 Horas ou no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA). “O primeiro atendimento pode ser feito nos Ambulatórios que, em caso de necessidade, encaminham o paciente para o Hospital Escola Hélvio Auto”, esclareceu a técnica.
Em Maceió os Ambulatórios funcionam 24 horas, todos os dias da semana. O Assis Chateaubriand está localizado no Tabuleiro do Martins; o Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; o Dom Miguel Câmara, na Chã da Jaqueira; o João Fireman, no Jacintinho, e o Noélia Lessa, no bairro da Levada.
Dados de acidentes
De acordo com dados do Programa de Controle de Zoonoses e Vetores da Sesau, em 2017 foram registrados 3.123 acidentes com escorpiões em Alagoas, sendo 1.329 em Maceió. “Este ano houve um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram contabilizadas 2.861 ocorrências”, destacou Silvana Tenório.
Mais lidas
-
1Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
2Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
3Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas
-
4Baleado em Paraty
Como está o Mingau do Ultraje a Rigor? Baixista ganha festa de aniversário em hospital
-
5Eleição 2024
Situação delicada de Joãozinho Pereira pode alterar cenário político em Junqueiro