Cidades
Morre aos 86 anos dom José Carlos, arcebispo emérito de Maceió
Arcebispo estava na UTI após sofrer insuficiência respiratória

Atualizada às 8h50
O Arcebispo Emérito de Maceió, Dom José Carlos Melo, CM, de 86 anos, morreu na noite desta terça-feira, 30. Por causa da idade, Dom José, já vinha tendo um quadro de saúde fragilizado, e estava internado desde a última quinta, 25, na UTI do Hospital Unimed, localizado no bairro do Farol.
Dom José Carlos foi arcebispo de Maceió durante quatro anos, de julho de 2002 a julho de 2006, quando renunciou. Ele residia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Farol, onde o corpo dele será velado a partir das 23h desta terça.
Velório e sepultamento
Velório na Capela do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção, no bairro Farol, até às 13h.
6h, 8h, 10h e 12h - Santa Missa na Capela Nossa Senhora da Assunção, Seminário Arquidiocesano.
13h – Translado do corpo até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, onde serão prestadas as últimas homenagens.
16h - Celebração das Exéquias e em seguida sepultamento na Catedral Metropolitana .
*Cânon 1178 - Exéquias de bispo na Catedral
Cânon 1242 - Sepultamento de bispos, inclusive emérito na Catedral
Dom José Carlos Melo, CM
* Nasceu em 04 de junho de 2017 (Codó-MA)
* Foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955 ( Petrópolis-RJ)
*Ordenado bispo em 10 de julho de 1991 (São Luiz-MA)
+ Faleceu em 30 de maio de 2017
Trajetória
Dom José Carlos Melo nasceu no dia 4 de junho de 1930 em Codó, no Maranhão. Integrou a Congregação da Missão (Lazaristas), onde professou os votos com quase vinte anos de idade. Foi ordenado sacerdote cinco anos mais tarde na cidade de Petrópolis - RJ.
Em 10 de julho de 1991 foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e ordenado em 28 de setembro do mesmo ano. Em 02 de junho foi nomeado Arcebispo Auxiliar de Salvador e em 28 de maio de 2000 foi nomeado Coadjutor de Maceió. No dia 03 de julho de 2002, dom José Carlos, CM, assumiu o pastoreio da Arquidiocese de Maceió e seguiu no cargo até o dia 22 de julho de 2006, após anunciar a renúncia ao cargo.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
4Borda do mapa
Dono de posto tem prejuízo de R$ 7 milhões com caso Braskem
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo