Cidades

Vídeo de prédio em cima de barreira ameaçada se espalha em redes sociais

Órgão que seria o responsável pela fiscalização não se posicionou sobre assunto

29/05/2017 19h23
Vídeo de prédio em cima de barreira ameaçada se espalha em redes sociais
Reprodução - Foto: Assessoria

ATUALIZADO ÀS 14:19 DE 30/05

Um vídeo nas redes sociais causou espanto aos populares dos bairros do Farol e do Bom Parto neste final de semana (27/28) em Maceió. Com as fortes chuvas que caíram no município, moradores da região filmaram com smartphones uma barreira em situação de risco. Abaixo da barreira, era possível perceber que muita lama escorria por entre prédios comerciais. E o pior de tudo: um prédio de 20 andares está localizado bem em cima da barreira. O órgão da Prefeitura que seria o responsável pela fiscalização de obras no município não se posicionou sobre o assunto.

A construtora W. Correa, responsável pelo Edifício Mirante Club Stratégia, localizado no Farol, emitiu uma nota à imprensa, nesse domingo (28), afirmando que “as fundações deste prédio são do tipo profunda, compostas de estacas com comprimento de 14 metros no entorno da barreira”.

Na nota, a construtora ainda diz que uma suposta base exposta pelo escorregamento ocorrido na barreira, “na realidade trata-se do bloco de coroamento de uma estaca”. “A concepção do projeto de fundações já contemplou estas possibilidades de eventuais escorregamentos superficiais da barreira”, finalizou a nota.

Nesta segunda-feira (29), a reportagem entrou em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), porém a assessoria do órgão informou que “a competência do Crea não é avaliar a qualidade da obra, mas sim avaliar se a execução da obra está sendo feita por um profissional habilitado para o trabalho”.

Ainda segundo a assessoria do órgão, a competência para a fiscalização da obra estaria a cargo da Prefeitura de Maceió. “Ou até mesmo a Caixa Econômica, se estivesse patrocinando a obra”, afirmou. A assessoria do órgão finalizou afirmando que "a obra só foi construída ali porque a prefeitura garantiu que era seguro construir ali".

Por sua vez, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), órgão da Prefeitura de Maceió responsável pela fiscalização do prédio, foi procurada pela reportagem, porém a diretora de fiscalização do órgão, Rosângela Azevedo, afirmou que, “por questões hierárquicas”, a solicitação de informações deveria ser feita, primeiro, à assessoria do órgão. A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria da pasta, porém o telefone estava desligado.

Os proprietários do estabelecimento ‘Força Escola’, no Bom Parto, o qual é visto no vídeo sendo atingido diretamente pela lama da barreira, não foram localizados pela reportagem.

Assista ao vídeo:

ATUALIZAÇÃO

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) enviou nota à reportagem e garantiu que o alvará de construção do Edifício Mirante Club Stratégia está em dia.

Leia a íntegra da nota.

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (Sedet) esclarece que o Município não fiscaliza questões estruturais das obras, o que deverá ser feito pelo engenheiro de cálculo responsável, que é direcionado de acordo com a construtora executora, no caso a W Correia, por meio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL). A parte estrutural de construção é de responsabilidade do Crea, que dá o atestado ao projeto e verifica a empregabilidade dos cálculos das obras, em acordo com o engenheiro calculista.

A Sedet informa também que o Edifício está com a renovação do alvará de construção em dia, ou seja, a obra está licenciada.