Cidades

Rui Palmeira acompanha força-tarefa em visita à comunidade São Rafael

Força-tarefa observou situações de risco e orientou as famílias sobre os procedimentos para se proteger

Por Secom / Maceió 28/05/2017 18h25
Rui Palmeira acompanha força-tarefa em visita à comunidade São Rafael
Reprodução - Foto: Assessoria

Após participar da reunião com a força-tarefa constituída por órgãos municipais para dar suporte ao trabalho da Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil, neste domingo (28), o prefeito Rui Palmeira acompanhou o trabalho de monitoramento das equipes. A atividade ocorreu na Comunidade São Rafael, em Cruz das Almas, onde a força-tarefa observou situações de risco, orientou as famílias sobre os procedimentos para se proteger e iniciou o cadastramento dos moradores para inserção em programas sociais.

Acompanhado de secretários, técnicos e do líder comunitário José Roberto Ramos dos Santos, o prefeito Rui Palmeira visitou famílias, conversou com os moradores de casas afetadas ou sob risco de desabamento e informou como as pessoas afetadas podem ter acesso à estrutura de atendimento montada pela Prefeitura para assistência às vítimas. “Muitas famílias continuam nessas casas e correm risco real de uma tragédia. Estamos fazendo um trabalho de convencimento para que essas pessoas sejam atendidas. A Prefeitura está aqui com a Assistência Social para que a gente possa ou pagar um aluguel social, ou levá-las para um abrigo, mas é muito arriscado essas pessoas continuarem nessas casas, devido ao forte risco de desabamento de barreira”, explicou o prefeito.

Rui Palmeira fez um apelo para que as pessoas deixem as casas ameaçadas imediatamente e pediu a colaboração da imprensa na divulgação do alerta da Defesa Civil, dos pontos de apoio e dos serviços de assistência. “Nosso trabalho agora, e contamos com a imprensa, é convencer as pessoas que estão em áreas de extremo risco a procurar a Prefeitura. Elas não podem permanecer nessas casas porque o risco é muito grande, inclusive, de acidente com morte”, alertou o prefeito Rui Palmeira. “O mais importante nesse momento são as vidas, que devem ser preservadas. É claro que a gente entende que a pessoa construiu aquela casa com muito sacrifício, muito suor. Mas pense na sua família, saia dessas áreas de risco e procure a Prefeitura, que nós vamos fazer o pagamento do aluguel social ou encaminhar para um abrigo da Prefeitura”, defendeu.

O prefeito lembrou que a Prefeitura montou duas estruturas para abrigo e reafirmou que nos próximos dias, será liberado o pagamento do aluguel social para as pessoas que deixarem suas casas e não tiverem para onde ir. “Estamos utilizando as Escolas Élio Lemos e Maria José Carrascosa como abrigos. O aluguel social será pago a partir de amanhã. É importante que as pessoas procurem os órgãos da Prefeitura para que a gente possa fazer esse atendimento o mais rápido possível. A prioridade número um é salvar as vidas”.

Ele alertou que mesmo com a previsão de menos chuvas para os próximos dias, os riscos permanecem e as pessoas não devem retornar para as casas ameaçadas. “O trabalho prossegue nos próximos dias. Mesmo com a redução do volume de chuvas, essas barreiras estão muito encharcadas, então é muito importante que essas famílias deixem as casas imediatamente e não retornem, se não houver segurança”, disse Rui Palmeira

Para o líder comunitário José Roberto Ramos dos Santos, a presença da força-tarefa fortalece o trabalho de proteção social às famílias em situação de risco “A visita do prefeito com os secretários nos fortalece dentro da comunidade. A gente se sente mais seguro com a presença deles aqui, porque o prefeito sensibiliza as famílias e dá aquele suporte. As famílias sabem da nossa dedicação, mas precisamos do apoio da Prefeitura, que já está aqui fazendo o cadastramento social”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informou que desde o início das chuvas, foram atendidas 469 famílias. Dessas, 31 estão em abrigos e os demais foram levados para casas de parentes.

Acompanharam o trabalho na comunidade São Rafael os secretários de Governo, Tácio Melo; de Infraestrutura, Ib reda; da Asssitência Social, Celiany Rocha; de Comunicação, Clayton Santos; de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli; de Segurança Comunitária, Coronel Ivon Berto; da Defesa Civil, Dinário Lemos, e os superintendentes municipais de Trânsito, Antônio Moura; de Iluminação Pública, Frederico Lins e de Limpeza Urbana, Davi Maia.