Cidades

Cosems lança campanha para ajudar desabrigados das enchentes em AL

Secretários de Saúde se unem para ajudar municípios mais atingidos pelas fortes chuvas que caem no Estado nos últimos dias

Por Assessoria 27/05/2017 17h28
Cosems lança campanha para ajudar desabrigados das enchentes em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

A Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e os secretários municipais, preocupados com a situação das famílias dos municípios alagoanos mais atingidos pelas fortes chuvas que caem em Alagoas nos últimos dias, lançaram neste sábado (27) a campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas, agasalhos, lençóis e materiais de higiene para os desabrigados. A entidade apela também para que sejam doados com urgência medicamentos básicos, sobretudo os analgésicos e antitérmicos.

A presidente do Cosems, Normanda Santiago, afirma que a Diretoria da entidade está sensibilizada com a situação das famílias que estão em área de risco, sobreduto dos municípios mais afetados pelas enchentes, a exemplo de Atalaia, Capela, Cajueiro, Pilar, Dois Riachos, Satuba, São Miguel dos Campos dentre outros, e se colocou à disposição dos respectivos gestores da Saúde para prestar o apoio necessário.

Vale ressaltar que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que, devido às fortes chuvas, alguns trechos de rodovias federais que cortam Alagoas encontram-se interditados, total ou parcialmente. O secretário de Saúde de Atalaia Juliano Montenegro afirmou que a PRF já interditou a BR 316 e que ele está com uma equipe 24 horas nas ruas, desde a última quarta feira (24), monitorando a situação e prestando assistência às famílias.

Segundo ele, os municípios do Vale do Paraíba estão entre os mais afetados pelas enchentes, de acordo com a Defesa Civil. O secretário de Pilar, Marcelo Omena, salientou que a situação do município também é crítica e que os desabrigados estão sendo levados para a quadra da Cohab.

A secretária de Saúde de Dois Riachos, Edjária Camilo, disse que mais de 150 pessoas estão desabrigadas no município, de acordo com levantamento parcial, e que estão sendo alojadas na Secretaria Municipal de Assistência e abrigos. O secretário de Saúde de Rio Largo, Luciano Ferreira, afirmou que os desabrigados do município estão precisando com urgência de cobertores, agasalhos e alimentos não perecíveis, sendo o ponto de entrega a Secretaria Municipal de Assistência Social, no Centro da cidade.