Cidades

Trabalho de desobstrução de galerias em Maceió segue intenso

Seminfra precisou usar uma máquina retroescavadeira para auxiliar na retirada de lixo que estava acumulando na saída de uma galeria em Jaraguá

Por Assessoria 26/05/2017 20h55
Trabalho de desobstrução de galerias em Maceió segue intenso
Reprodução - Foto: Assessoria

As equipes operacionais da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) continuam, nesta sexta-feira (26) e também no sábado (27), com os trabalhos de desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais. No decorrer de toda a semana, os problemas encontrados em sua maioria são os alagamentos decorrentes da quantidade de lixo obstruindo as tubulações.

Na manhã desta sexta, além do caminhão de desobstrução, a Seminfra precisou usar uma máquina retroescavadeira para auxiliar na retirada de lixo que estava acumulando na saída de uma galeria em Jaraguá, em um ponto próximo a balança. Entre o material encontrado, estava uma grande quantidade de garrafa PET, sacolas, chuteira e mochila.

O secretário municipal de Infraestrutura, Ib Brêda, lembra que as ações de drenagem fazem parte das atividades rotineiras do órgão, mas as fortes chuvas aumentam as demandas e os trabalhos se intensificam. “Esse trabalho de limpeza de galerias não acontece apenas em dias chuvosos, como os registrados nesta semana. É uma ação constante das equipes de drenagem. No entanto, quando chove, o problema se evidencia, pois o lixo volumoso obstrui as galerias e impede o escoamento da água. Por isto, estamos sempre pedindo a conscientização por parte da população”, alerta o gestor.

Próximo à balança de peixe de Jaraguá, além do trabalho de desobstrução, também foi encontrado galeria danificada, onde existiu a necessidade da troca da tubulação, como explica o coordenador de drenagem da Seminfra, Esdras Maia. “Existia um tubo antigo quebrado, além de muito lixo entupindo. Trabalhamos na quinta e estamos trabalhando nesta sexta-feira para solucionar o problema. Vamos substituir por novos tubos de PEAD”, explica o coordenador.