Cidades

Rio Jacuípe transborda por conta das chuvas e deixa cidade inundada

Situação deixa Defesa Civil em alerta; mesmo após estabilização do volume, equipes mantém monitoramento da área

Por Tribuna Independente 26/05/2017 08h37
Rio Jacuípe transborda por conta das chuvas e deixa cidade inundada
Reprodução - Foto: Assessoria

As chuvas que vêm caindo em Alagoas desde o último fim de semana continuam causando alguns transtornos na capital e no interior. Ontem (25), o Rio Jacuípe, que corta algumas cidades da região Norte do Estado transbordou deixando o município de Campestre inundado e parte da cidade de Jacuípe parcialmente inundada.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, Major Moisés Henrique Melo informou a reportagem do Tribuna Independente, que o rio tinha baixado o nível do volume de água e ontem mesmo tinha se estabilizado. Mas, ressaltou que equipes do órgão e homens do Corpo de Bombeiros estavam na cidade para retirar famílias de áreas de risco e continuar o monitoramento do rio. Ele informou ainda que não tinha nenhuma ocorrência grave.

E que apesar de não ter previsões de fortes chuvas para os próximos dias, a Defesa Civil Estadual ficará em alerta principalmente para região Norte de Alagoas, mais precisamente, os municípios de Maragogi, Japaratinga, Jacuípe e Campestre, locais onde tem chovido bastante.

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) ressaltou que, devido à situação do rio Jacuípe, a Defesa Civil Estadual, a Prefeitura Municipal de Jacuípe e o grupo de voluntários Guardiões do Vale do Jacuípe estão em alerta para atuar e evitar possíveis situações de risco.

As primeiras informações que saíram ontem foi que residências teriam sido inundadas, mas o CBM/AL descartou e informou que o rio estava em processo de transbordamento, o que mobilizou equipes para evitar que a água invadisse as residências. Com as chuvas a elevação do rio Jacuípe foi de 3,21 metros. Por isso, equipes foram mobilizadas para alertar a população ribeirinha e atuar preventivamente.

Já na quarta-feira (24), o rio Traipu, um dos principais afluentes do São Francisco transbordou cobrindo pontes e arrastando galhos de árvores para o rio São Francisco. Apesar disso, a Defesa Civil da região não registrou nenhuma ocorrência grave. O rio, que nasce no estado de Pernambuco e passa por algumas cidades de Alagoas.

Apesar do alerta para região do Vale do Jacuípe, a Defesa Civil explicou que a região do Vale do Paraíba e do Mundaú não correm risco de enchentes e que os rios que cortam a região ainda estão dentro da normalidade. “A grande preocupação está com os municípios do Litoral Norte do estado, mas o restante está sob controle”, esclareceu o coordenador da Defesa Civil estadual.

RIO JACARECICA

Em relação ao rio Jacarecica que ameaçava transbordar o major Moisés Henrique, confirmou que o rio voltou à normalidade. E disse que a tendência é que continue dentro da normalidade porque não há previsões de fortes chuvas para os próximos dias. “Mas, mesmo assim, é preciso ficar em alerta, porque, apesar de a previsão não ser de chuvas fortes, haverá chuva e, consequentemente, podem ocorrer acidentes dos mais diversos tipos”, alertou.

OUTRAS REGIÕES

A chuva também causou transtornos. Anteontem (24), moradores de Marechal Deodoro ficaram ilhados nos conjuntos Veleiros do Francês e Vila Altina. Em Rio Largo as chuvas também causaram alagamentos em vários pontos da cidade.

CAPITAL

Já em Maceió, as chuvas resultaram em alagamentos, deslizamentos de barreiras, imóveis destruídos, quedas de árvores e outros transtornos em vários bairros da cidade.

Na Avenida Pierre Chalita, a chuva causou o deslizamento de barreiras na quarta-feira (24) deixando o local interditado. Equipes da Prefeitura foram até o local tirar a lama da pista e a avenida já está liberada.

Precipitações devem continuar hoje, segundo coordenadoria

A linha de instabilidade que vem provocando chuvas desde o sábado (20) e estava prevista para diminuir nos próximos dias segundo a sala de alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), voltou a se concentrar em Alagoas. Ela estava se deslocando para Pernambuco.

No entanto, na noite de ontem, o Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) informou que as chuvas voltaram a se espalhar por toda Alagoas e hoje deve continuar chovendo significativamente.

Ontem a Semarh havia comunicado que as precipitações iriam diminuir porque a linha de instabilidade estava se deslocando para o Norte e para Pernambuco e que apenas haveria pancadas de chuvas mais leves em algumas regiões do Estado.

O meteorologista explicou que a quantidade de chuvas que vem caindo já era esperada para esse período. “Essa quantidade de chuva era previsto. Inclusive no nosso alerta, emitido na última sexta-feira (19), nós colocamos que essa chuva não iria impactar significativamente nos principais rios do estado como Mundaú e Paraíba, mas que ela poderia causar alagamentos principalmente por falhas em drenagem urbana, por conta dos córregos que enchem muito rápido. Isso tudo foi divulgado no aviso e a Defesa Civil está ciente e vem trabalhando preventivamente com isso e nas áreas que vem chovendo mais”, explicou Vinícius Nunes Pinho.