Cidades

26 de maio de 2017 10:46

Alunos de autoescola esperam até 90 dias para realizar exame de direção

Autoescolas e usuários são prejudicados com a demora para realização da prova; tempo prejudica o desempenho do candidato a CNH

Não só a ansiedade e nervosismo são apontados como os vilões de reprovação em exames para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas, o tempo que o aluno leva para realizar o teste de direção veicular, na categoria B, no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). A marcação para o exame de direção, em Alagoas, pode chegar a uma espera de até três meses após o candidato finalizar as aulas prática na autoescola. 

Em Alagoas, só nos primeiros meses deste ano dos 10.664 mil inscritos, 5.557 mil foram reprovados no teste prático, o que representa 49,39% dos candidatos. Em comparação ao ano passado se inscreveram 17.182, deste total 10.025 foram reprovados, o que significa quase 60% dos candidatos.

João Batista, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SINDCFC-AL) diz que quando se fala em reprovação o primeiro questionamento é a formação do aluno, no entanto, ele afirma que o problema não depende somente dos centros de formação (autoescola), mas sim do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas.

“Na realização da prova prática de direção, vários fatores interferem para aprovação e reprovação. Um deles é a formação que foi ministrada no centro de formação de condutores. No entanto, temos outros fatores que podem ser contados de forma negativa. Um deles é o tempo que o aluno espera para realizar a prova prática de direção”.

No interior do Estado, a realidade não é diferente. O tempo para tirar o documento é de até 90 dias. Isso ocorre por que a banca examinadora se desloca de Maceió para o interior do estado apenas duas vezes na semana. “O candidato está fazendo provas 90 dias após ter concluído as aulas prática de direção em uma autoescola. Esse exame veicular mostra que os automatismos de condução estão aguçados, aqueles que foram treinados na autoescola, com esse tempo o aluno acaba sendo prejudicado”, alerta o presidente.

O presidente do sindicato acrescenta que a banca examinadora não consegue suportar a demanda de alunos formados nas autoescolas, o que acaba influenciando no tempo de espera do futuro motorista. “O Detran/AL possui 19 examinadores para atender todo o estado. A demanda cresce consideravelmente a cada mês”.

João Batista questiona a forma que o exame é aplicado na capital e no interior. “Na capital, a prova é realizada nos veículos do Detran, já no interior, em veículos do centro de formação. Esse fator também influência na forma de aprovação do aluno e o método de avaliação pelos examinadores”.  

De acordo com a resolução 168, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o prazo para finalizar o processo para retirada da CNH é de 12 meses, contados da data do requerimento do candidato junto ao Detran/AL. Para conseguir a carteira de motorista, o aluno passa por várias etapas. Somente depois do exame médico, avaliação psicológica, prova teórica, simulador e aulas práticas de direção é que a prova prática pode ser agendada.

Fonte: Ascom/SindCFC-AL

Comentários

MAIS NO TH