Cidades

Paciente morre com suspeita de H1N1 internado no HGE em Maceió

Homem estava na UTI há nove dias com sintomas semelhantes ao da gripe Influenza H1N1

26/05/2017 08h23
Paciente morre com suspeita de H1N1 internado no HGE em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Apesar da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) ter realizado o teste de detecção do vírus sazonal da Influenza H1N1, com resultado negativo no paciente E.C.S., que estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE) desde o dia 17 de maio último, a causa da morte segue sendo investigada pelo órgão. 

É que o homem de 45 anos apresentava sintomas semelhantes ao da infecção pela Influenza. Ele faleceu nesta quinta-feira à tarde, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade de saúde.

Amostras do sangue do paciente foram colhidas e enviadas para análise no Laboratório Fiocruz, no Rio de Janeiro. Até abril, Alagoas registrou 37 casos suspeitos dessa gripe grave, e nove já foram descartados.

O homem enquanto esteve internado foi acompanhado por uma equipe especializada no tratamento intensivo. E muito embora os testes tenham dado negativo, a Sesau vai seguir os parâmetros nacionais de saúde, sendo o material coletado encaminhado para comprovação na unidade de referência do País, Fiocruz, na cidade do Rio.

Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, calafrios e dores no corpo. As pessoas podem ter: Dores locais: nos músculos No aparelho gastrointestinal: diarreia, náusea ou vômito No corpo: febre, calafrios ou fadiga No nariz: congestão, nariz escorrendo ou espirros Também é comum: dor de cabeça, dor de garganta ou tosse