Cidades

Lixão urbano atrai urubus, ratos e insetos para o bairro Petrópolis, em Maceió

Moradores da região afirmam que denunciam a situação há anos, mas apenas medidas paliativas são tomadas

Por Thayanne Magalhães 25/05/2017 08h40
Lixão urbano atrai urubus, ratos e insetos para o bairro Petrópolis, em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Sofás velhos, carcaças de carros, geladeiras e fogões são alguns dos objetos encontrados em um grande terreno que fica localizado atrás do Makro, no bairro Petrópolis, na parte alta de Maceió. O local há anos se tornou um lixão urbano, incomodando os moradores e trazendo riscos à saúde pública.

“Nós já procuramos a Prefeitura de Maceió diversas vezes, mas eles falam que o terreno é particular e tomam apenas medidas paliativas, limpando o terreno. Acontece que no dia seguinte já está tudo sujo novamente. Aqui é local de despejo de restos de construções e todo lixo que você imaginar. Inclusive animais mortos. É preciso que o local seja murado, impedindo a ação dos carroceiros e das outras pessoas que cometem esse crime ambiental”, afirmou um morador da região que preferiu não se identificar.

A região onde o lixão urbano persiste, tem crescido no quesito imobiliário e cada vez mais moradores tem se revoltado com o descaso dos órgãos públicos em relação ao crime ambiental.

“Nós sabemos que seres humanos não devem conviver próximos de lixões. Que resíduos sólidos devem ser descartados de forma correta e isso aqui é um perigo para a saúde pública. Ainda mais agora no período de chuva, onde o acúmulo de água aumenta por conta do lixo descartado nesse terreno, e a proliferação de mosquitos com certeza irá trazer muitas doenças para quem mora por aqui. Isso aqui é um crime ambiental e os responsáveis devem pagar por isso. Responder pelo crime. Até quando vamos denunciar para a Prefeitura e nada será feito?”, indagou o morador.

A equipe de reportagem do portal Tribuna Hoje entrou em contato com o Ministério Público do Estado (MPE) para fazer a denúncia.

Slum estuda desapropriação de terreno

 

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou, através de nota, que o ponto de lixo está em um terreno particular, e que a limpeza do mesmo é de obrigação de seu proprietário que também deve manter o local murado. No início do mês, a equipe de fiscalização do órgão detectou que uma empresa de transporte contratada por uma grande construtora estava descartando material no local. A construtora foi autuada e já fez a limpeza do que lhe cabia, mais de 500 toneladas de lixo. Em paralelo, a Slum segue fiscalizando a região para que possa identificar quem faz o descarte irregular no local.   Em virtude do transtorno, a Slum realizará a limpeza do local, mas mandará os custos da ação para que o proprietário do terreno pague.  O dono do terreno já foi notificado outras vezes pelo órgão que já encaminhou para finanças os valores a serem anexados ao IPTU do terreno. A Superintendência estuda a possibilidade de desapropriação do endereço.   A Slum reafirma que descarte irregular de resíduos é ilegal e prejudica o meio ambiente e a saúde pública. A Superintendência conta com o apoio da população para que denuncie ações como esta. O cidadão pode entrar em contato com o órgão pelo 0800 082 2600 ou pelo WhatsApp 98802-4834.