Cidades

Veja os cuidados necessários no trânsito em período de chuvas

Primeira recomendação é que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada

Por Secom/Maceió 24/05/2017 12h09
Veja os cuidados necessários no trânsito em período de chuvas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) alerta para os cuidados necessários para transitar com mais segurança pelas vias de Maceió durante o período chuvoso. O Instituto Climatempo estima que as chuvas intensas na capital alagoana prossigam até a próxima terça-feira (28).

A primeira recomendação é que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada. “Orientamos os condutores, principalmente de motocicletas, que tenham mais cautela nesses dias”, recomenda o assessor da Divisão de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatísticas da SMTT, Carlos Moura.

A visibilidade reduzida também prejudica o tráfego nas vias. Outra dica da SMTT para os condutores é o respeito à velocidade máxima das vias e à sinalização de trânsito. Os motoristas também devem acender os faróis dos veículos.

“É importante verificar os limpadores de vidro, evitar locais onde poças de água podem esconder buracos e dirigir em baixa velocidade, com atenção redobrada a fim de que acidentes não ocorram”, alertou Moura acrescentando que manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado.

Como proceder após um acidente

Em caso de acidente sem vítimas, onde somente há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. O condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

Ao todo 55 acidentes de trânsito já foram registrados entre a última sexta-feira (19) e terça-feira (23). O número de sinistros com vítimas cresceu mais de 15% em relação ao mesmo período da semana anterior, entre 12 e 16 de maio. Esta semana, um em cada quatro sinistros teve vítimas e um dos acidentes registrados ontem (23) resultou em óbito na Ladeira do Catolé.

O serviço de levantamento de dados de acidentes de trânsito da SMTT pode ser acionado pela Central de Rádio Operação da SMTT (3315-3590).