Cidades

Para minimizar efeitos das chuvas, Prefeitura executa ações de drenagem em Maceió

Trabalho de desobstrução de bueiros e galerias é uma ação rotineira do órgão, mas está intensificado

Por Ascom / Seminfra 24/05/2017 16h14
Para minimizar efeitos das chuvas, Prefeitura executa ações de drenagem em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está trabalhando nas ruas da cidade para minimizar os alagamentos nas partes alta e baixa da cidade. O trabalho de desobstrução de bueiros e galerias é uma ação rotineira do órgão, mas está intensificado por conta das chuvas dos últimos dias.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Ib Brêda, as equipes estão identificando pontos com alagamentos e agindo durante toda a semana para diminuir os transtornos. “Os serviços de drenagem são realizados todos os dias. Não estamos medindo esforços para atender as demandas. Trabalhamos no domingo e estamos com um cronograma intenso de atividades, que vão desde as desobstruções com caminhão até substituição de tubulações antigas”, ressaltou o gestor.

Entre os locais que sofriam com alagamentos e precisaram de reconstrução de galerias está o entorno da Praça Lions, na Pajuçara.  As equipes do órgão trabalharam no local na segunda (22) e terça-feira (23). Além da desobstrução realizada com caminhão nos bueiros, foi feita a substituição dos tubos antigos da galeria por novos tubos PEAD.

“Concluímos o trabalho na Praça Lions ontem. Foi necessário trocar a tubulação antiga de concreto por cerca de 50 metros dos tubos PEAD, solucionando o problema com acúmulo de água. Também sempre é importante lembrar sobre o descarte correto do lixo, já que a maioria das obstruções é ocasionada pelo lixo nos bueiros”, afirmou o coordenador de drenagem da Seminfra, Esdras Maia.

(Foto: Adailson Calheiros)

Trecho do bairro de Jaraguá durante a manhã

Prefeitura trabalhando próximo ao Cais do Porto (Foto: Secom / Maceió)

Nesta quarta-feira (24), um dos caminhões da Seminfra está atendendo o bairro Benedito Bentes e outra equipe está empenhada em solucionar alagamentos em Jaraguá. Na região próximo ao Cais do Porto, as equipes trabalharam desde o início da semana e continuam com os serviços até conseguir minimizar o alagamento na região.

Amélia Rosa

A Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, a antiga Amélia Rosa, é outro ponto que sofre com alagamentos. As galerias e poços de visitas do local sofrem com entupimentos causados pelas raízes das árvores dificultando o trabalho de desobstrução. Segundo o secretário-adjunto de Infraestrutura, Boleado Júnior, que acompanhou os trabalhos técnicos, a ação na Amélia Rosa requer muito cuidado.

(Foto: Sandro Lima)

Amélia Rosa durante as primeiras horas da manhã

Raízes obstruindo galerias na Amélia Rosa (Foto: Secom / Maceió)

“As raízes adentram nos tubos e os trabalhadores precisam entrar na tubulação para ir cortando e retirando essas raízes. A equipe está toda empenhada para minimizar os alagamentos”, ressaltou.