Cidades

Defesa Civil registra sete deslizamentos de barreiras em Maceió

Famílias tiveram que deixar os imóveis e após cadastro receberão auxílio do aluguel social

Por Assessoria 24/05/2017 13h01
Defesa Civil registra sete deslizamentos de barreiras em Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil informou, no início da tarde desta quarta-feira (24), que está monitorando as áreas de risco na capital alagoana  por causa do risco de deslizamentos ou desmoronamentos. Desde a madrugada de hoje, o órgão recebeu chamados em diversos bairros com registros de queda de árvores, deslizamentos de terra, alagamento e demolição de imóveis.

Segundo informações do órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), foram recebidos sete chamados sobre deslizamentos de barreiras e três ameaças, nove registros de risco de desabamento de imóveis, um alagamento, um risco de desabamento de muro de contenção, uma obstrução de canal em residência e 14 ocorrências envolvendo árvores, entre quedas e ameaças.

Para atender os chamados, equipes de técnicos em engenharia e agronomia estão nas ruas acompanhando as demandas, além de prestar assistência e orientar a população. Nos locais com ameaça de deslizamento de terra, o órgão está encaminhando equipes para a colocação de lonas para contenção da encosta.

Sobre as famílias que tiveram de deixar os imóveis, a Defesa Civil fez o encaminhamento à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). No local, as famílias são cadastradas e, conforme o preenchimento de dados, recebem o benefício do aluguel social.

Previsão de chuvas

Em relação ao volume de chuvas, a Defesa Civil informa que o quantitativo esperado para o mês de maio é de 382,2 milímetros. Até esta quarta-feira, choveu 73,63% do previsto, correspondente a 281,4 mm. Diante da previsão de chuvas, o estado de alerta foi estendido até quinta-feira (26).