Cidades

Defesa Civil de Maceió atende ocorrências durante chuvas registradas na capital

Órgão informou que houve registro de quedas de árvores em três bairros

Por Ascom / Semds 21/05/2017 14h31
Defesa Civil de Maceió atende ocorrências durante chuvas registradas na capital
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil de Maceió está de plantão neste domingo (21) e com a equipe operacional mobilizada por conta do volume de chuva registrado na capital nas últimas 24 horas. Segundo o órgão, que é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), houve o registro de queda de árvores em três bairros e, pelo aumento das águas pluviais, também foi constatado que o nível do Rio Jacarecica, em Jacarecica, subiu um metro além do normal.

Titular da Defesa Civil, Dinário Lemos explica que as quedas de árvores foram registradas nos bairros Centro, Serraria e Benedito Bentes, locais onde as equipes do órgão já realizaram os levantamentos necessários e estão viabilizando a retirada para desobstrução do passeio público, além da avaliação de outras árvores realizada pelos engenheiros agrônomos da Semds. Ele explica também que a ocorrência se deve ao grande volume de chuva, já que o órgão realiza periodicamente a avaliação de árvores para verificar a necessidade ou não de supressão.

Sobre o Rio Jacarecica, o secretário-adjunto afirmou que a informação foi repassada à Defesa Civil Municipal pela Sala de Alerta Estadual, que é administrada pela Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh). Ele contou, ainda, que o nível do rio subiu um metro e, caso a chuva continue no mesmo volume que o registrado nas últimas 24 horas, há a possibilidade de transbordamento. Dinário Lemos acrescentou que, devido ao registro, a equipe operacional está em alerta e todas as secretarias municipais de serviço também estão mobilizadas para prestar assistência à população, caso necessário.

O gestor lembra que o volume de águas pluviais é normal e esperado por conta da quadra chuvosa, que segue até o mês de julho. Ele destacou que, segundo os dados dos 14 pluviômetros espalhadas pela capital, o nível de chuva está abaixo do esperado. No entanto, este registro foi maior de ontem para hoje. Dinário explicou que a previsão de chuva para o mês de maio é de 380 milímetros. Nos primeiros dez dias do mês havia chovido apenas 146, enquanto nas últimas 24 horas já foi registrado quase a metade deste volume – 65 milímetros – somente na parte alta de Maceió.

A previsão é de que a chuva permaneça em nível moderado até terça-feira (23).

Monitoramento

A Defesa Civil conta com a participação da comunidade no trabalho de monitoramento, parceria que ocorre por meio dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). O órgão está à disposição de todos os cidadãos e, segundo orienta Dinário Lemos, quem precisar da Defesa Civil deve acionar as equipes pelo número 0800 030 6205.

Além do 0800, de segunda a sexta, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 3315-1437 e, aos finais de semana, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Para atendimento presencial, a Defesa Civil Municipal fica na Rua Marques de Pombal, s/n, Vergel do Lago (referência: Em frente ao Conselho Tutelar do Vergel, próximo à Praça Padre Cícero). O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.