Cidades

Alunos do Ifal participam de oficinas promovidas pela Sala de Alerta

Proposta é mostrar à população como é feito o monitoramento do clima em Alagoas

Por Ascom/Semarh 19/05/2017 12h23
Alunos do Ifal participam de oficinas promovidas pela Sala de Alerta
Reprodução - Foto: Assessoria

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) atua no sistema de monitoramento hidrológico de Alagoas e é referência no país.

Com essa competência acerca da meteorologia do Estado, a Semarh lançou a Sala de Alerta nas Escolas, com o objetivo de levar conhecimento sobre os trabalhos realizados pelos meteorologistas, bem como ofertar aos alunos mais conhecimento sobre o tema.

Na última quinta-feira (18), a Sala de Alerta nas Escolas, aconteceu no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) em Marechal Deodoro. As palestras abordaram os principais assuntos com foco na hidrometeorologia.

Pela manhã, foi realizado um painel de discussões a respeito do clima, os impactos da seca em Alagoas e a desertificação do solo. A palestra foi ministrada por Vinícius Pinho, meteorologista; Wilton Rocha, geólogo e Fernando Veras, biólogo.

No período da tarde, as palestras foram sobre o sistema de monitoramento hidrológico do Estado, com a demonstração da estação hidrometeorológica que exemplifica como é elaborada a coleta de dados dos municípios acerca do clima. 

Aproximadamente 200 alunos do ensino médio e superior participaram das palestras e também receberam uma oficina, onde eles ficaram responsáveis em fazer a previsão do tempo de acordo com o que foi apresentado a eles. 

Segundo Vinícius Pinho, estas ações além de capacitar, também geram conhecimento. "Nossa intenção é mostrar a importância do nosso trabalho para população e também despertar o interesse em alunos sobre possíveis áreas para seguir futuramente".

Os alunos do IFAL foram convidados para conhecer a Sala de Alerta da Semarh. Esta é a terceira edição da Sala de Alerta nas Escolas, o objetivo é realizar uma vez por mês.